Agências irão tentar aterragem histórica em Marte
Está em curso uma missão conjunta entre a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos).
Estas duas agências querem fazer história já na próxima semana, ao conseguir aterrar em Marte, perdendo a Nasa o posto de única a pousar no planeta vermelho.
Chama-se ExoMars a missão que tem como objectivo encontrar sinais de actividade biológica e geológica em Marte.
A sonda deve chegar ao planeta no dia 16 de Outubro e os seus dois componentes principais – o Trace Gas Orbiter (TGO) e o Schiaparelli – vão-se separar. Enquanto o TCO continua a orbitar o planeta e a recolher dados sobre a sua atmosfera, o Schiaparelli segue viagem e pousa na superfície, no dia 19 de Outubro.
Pousar em Marte, contudo, não é tarefa fácil. Nas décadas de 1960 e 1970, a União Soviética enviou uma enorme quantidade de sondas ao Planeta Vermelho, mas todas foram perdidas no impacto ou simplesmente não conseguiram chegar ao local planeado. Em 2011, os russos lançaram uma sonda que deveria ir a uma as luas de Marte, Fobos, mas ela nunca deixou a atmosfera da Terra.
A Agência Espacial Europeia também não tem muita experiência com o planeta. Em 2003 a sonda Beagle 2 chegou à superfície de Marte, mas os seus painéis solares falharam no momento da abertura e o equipamento ficou sem energia e sem contacto com a Terra.
Assim, estas duas agências têm uma enorme expectativa na missão ExoMars e anseiam um grande sucesso. Para pousar sem se destruir no caminho, o Schiaparelli precisa entrar na atmosfera de Marte num ângulo perfeito, caso contrário a sonda vai sobreaquecer e destrói-se.
Depois o pára-quedas precisa abrir e três conjuntos de propulsores vão ajudar a diminuir a velocidade da sonda. O Schiaparelli tem apenas uma chance de pousar correctamente.
Outro objectivo das duas agências é demonstrar a tecnologia de aterragem desenvolvido por ambas. Qualquer erro que acontecer nesta missão será estudado e resolvido a tempo para a próxima missão, que acontece em 2020.
Via: Gizmodo
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.