A Nasa planeia enviar mini-helicóptero para Marte | Pplware Kids

A Nasa planeia enviar mini-helicóptero para Marte

A agência espacial norte-americana referiu na sexta feira passada que planeia lançar o primeiro helicóptero a Marte em 2020, um helicóptero miniatura, não tripulado, que poderia ajudar na nossa compreensão sobre o Planeta Vermelho.

É cada vez mais uma certeza que Marte é o grande desafio do investimento da humanidade.


O projeto conhecido como “helicóptero marciano”, pesa 1,8 kg e a sua secção principal do corpo, ou fuselagem, é aproximadamente do tamanho de uma bola de futebol.

Este dispositivo será anexado à barriga do Mars 2020, um robô de rodas que visa determinar a habitabilidade do ambiente marciano, procurar sinais da vida antiga, avaliar os recursos naturais e os perigos para futuros exploradores humanos.

A Mars 2020 está prevista para ser lançada em julho de 2020 com uma chegada à superfície de Marte prevista para fevereiro de 2021.

 

Atmosfera fina

O empreendimento começou em agosto de 2013 como um projeto de desenvolvimento de tecnologia no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Para voar na fina atmosfera de Marte, o helicóptero espacial deve ser super leve, mas o mais potente possível.

O recorde de altitude de um helicóptero a voar aqui na Terra é de cerca de 12.100 metros. A atmosfera de Marte é apenas 1% da da Terra, então quando o nosso helicóptero está na superfície marciana, já está no equivalente da Terra a 30.000 metros.

Referiu Mimi Aung, responsável do projeto da Mars Helicopter no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Engenheiros construíram as lâminas gémeas e contra-rotativas do helicóptero para “penetrar na fina atmosfera marciana” a quase 3.000 rpm – cerca de 10 vezes a taxa de um helicóptero na Terra.

O helicóptero é equipado com “células solares para carregar as suas baterias de iões de lítio e um mecanismo de aquecimento para o manter aquecido nas frias noites de Marte. Este equipamento será controlado por controladores a partir da Terra.

Os planos estão a ser feitos para um teste de voo de 30 dias, com cinco voos com incrementos a cada vez, até algumas centenas de metros.

A Nasa considera o helicóptero uma “demonstração de tecnologia de alto risco e alta recompensa”.

Via

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×