A Antártida está a ficar vestida de verde | Pplware Kids

A Antártida está a ficar vestida de verde

A Antártida, o continente mais frio e seco, volta a ser notícia. Desta vez não por causa do degelo, mas por estar a ficar verde. A natureza não para de nos surpreender, tendo um grupo de cientistas descoberto que a Antártida está a ser povoada por musgo.

A revista “Current Biology” divulgou um estudo onde foi constatado que a vida vegetal está a crescer a olhos vistos no continente branco devido às alterações climáticas.



Por causa das suas baixas temperaturas, a vegetação na Antártida é quase nula, mas a verdade é que aos poucos isso tem vindo a mudar e agora tornou-se mais evidente. Os cientistas que estudam a fundo os musgos constataram uma alteração na atividade biológica deste continente nos últimos 50 anos, chegando à conclusão que tem havido um aumento significativo desse tipo de vegetação.

A equipa de investigadores, das universidades britânicas de Exeter e Cambridge, analisou uma extensão de aproximadamente 650 quilómetros de bancos de musgo bem preservados na Antártida, tendo em conta dados que foram recolhidos durante os últimos 150 anos.

No decorrer dessa investigação foram estudados ao pormenor cinco núcleos de três locais diferentes, tendo concluído que houve alterações biológicas importantes em toda a península antártica no último meio século.

Claro que toda esta alteração, conforme foi dito por Matt Amesbury, um dos autores deste estudo, provocada por um aumento da temperatura verificado na Antártida nos últimos 50 anos, resultou “num efeito dramático no crescimento dos bancos de musgo” no continente gelado.

A equipa científica que acompanha este estudo pretende fazer uma nova investigação de forma a recuar ainda mais no tempo, tentando, assim, entendendo de que forma e desde quando é que esta alteração está a acontecer.

Será que esta alteração é anterior ao aquecimento global, ou será mais uma das influências da mão humana?

 

Por Célia Simões para Pplware Kids.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×