31 novas centrais solares trazem 1 GW de energia renovável para Portugal | Pplware Kids

31 novas centrais solares trazem 1 GW de energia renovável para Portugal

A aposta em termos de energia renovável não pode passar só pela energia hidroelétrica e eólica. Para aproveitar as muitas horas de sol que o país recebe, serão construídas em Portugal 31 novas centrais solares, com um total de mais de 1.000 MW de capacidade produtiva até 2021.

O valor total dos projetos foi estimado em cerca de 800 milhões de euros.

 


Portugal já produziu mais energia renovável do que a que consumiu

Há já registos em Portugal de uma utilização total de energias renováveis nalguns meses deste ano. O país poderá vir a ficar mais independente dos combustíveis fósseis para gerar energia necessárias para alimentar o território.

Em 2021, poderemos triplicar a capacidade solar em Portugal, dos atuais 572 MW para cerca de 1600 MW.

Afirmou Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado da Energia.

De acordo com dados da REN (Redes Energéticas Nacionais) a eletricidade de origem renovável produzida em março (4 812 GWh) ultrapassou o consumo de Portugal Continental (4 647 GWh). Este valor traduz-se numa representatividade das renováveis de 103,6% do consumo elétrico, algo inédito pelo menos nos últimos 40 anos. É um valor importante para marcar a produção sustentada de energia derivada de fontes hidroelétricas e eólicas.

 

 

Aposta maior na energia solar

Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar. Para comprovar este facto, basta compararmos o número médio anual de horas de sol que temos no nosso país, em média 2.200 a 3.000 horas, com a Alemanha, que tem cerca de 1.200 a 1.700 horas de exposição solar, sendo este o país mais desenvolvido da Europa no aproveitamento da radiação solar

Naturalmente, o mais sensato é equilibrar as duas fontes de energia verde com uma terceira, especialmente porque o custo da energia solar caiu drasticamente nos últimos anos, tornando-a mais acessível. Além disso, o armazenamento de energia na forma de sistemas de baterias está a tornar-se mais barato e pode ser combinado com painéis solares.

 

O objetivo de Portugal é ser capaz de trabalhar completamente com a eletricidade renovável:

A conquista do passado mês é um exemplo do que acontecerá com mais frequência no futuro próximo. Prevê-se que, até 2040, a produção de eletricidade renovável possa garantir, de forma rentável, o consumo anual total de eletricidade do Continente.

Afirmou a Associação Portuguesa de Energias Renováveis ​​e a Sustainable Earth System Association.

 

 

Portugal acaba com subsídios para combustíveis fósseis

Um benefício económico do investimento em energia renovável é a cessação dos subsídios para combustíveis fósseis: “Separadamente, na terça-feira, o governo suspendeu os subsídios aos produtores para fornecimento de energia garantido, no valor de cerca de 20 milhões de euros ao ano, a maioria dos quais vai para centrais de combustível fóssil em modo de espera para backup.”

Naturalmente, qualquer excesso de eletricidade pode ser exportado e é exatamente isso o que aconteceu, “Em adição, o sistema elétrico Português teve um saldo líquido de exportação de 249 GWh, o que se traduz em quase 24 milhões de euros. Os preços de exportação de eletricidade aumentou devido ao surgimento do setor elétrico francês e condições climáticas adversas na Europa Central”.

A energia renovável tem sido considerada, por alguns, como único interesse ambiental, mas Portugal está a mostrar que também pode ter benefícios económicos.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×