21 de fevereiro, um dia sem plástico. Aceite o desafio! | Pplware Kids

21 de fevereiro, um dia sem plástico. Aceite o desafio!

Certamente não seria fácil para si, de um momento para o outro, se lhe pedissem para deixar de utilizar plástico para sempre. Mas e se fosse só por um dia, aceitava o desafio? E que tal hoje?



O plástico está por todo o lado

Sem que nos apercebamos são inúmeras as tarefas do dia-a-dia em que usamos plástico. Nas compras, no armazenamento da comida, quando bebemos água, quando nos sentamos, quando mexemos no nosso smartphone ou computador, estamos a utilizar plástico.

Queiramos ou não o plástico está por toda a parte. Esse material resistente e duradouro que apareceu nas nossas vidas para nos facilitar, mas que acaba por nos prejudicar e muito.

Ao longo dos tempos temos vindo a aperceber que este material não é assim tão fantástico como se esperava e que é muito prejudicial para o ambiente, principalmente quando o encontramos espalhado pelas florestas e oceanos ao redor do planeta.

Atualmente não é fácil viver sem plástico, uma vez que ele está presente em praticamente tudo ao nosso redor. Mas se esse compromisso fosse apenas de um dia por ano, será que conseguia?

 

Dia Mundial Livre de Plástico

Broadreach, um programa de aventuras educacionais para estudantes, com sede na Carolina do Norte, resolveu organizar o dia mundial livre de plástico e o dia escolhido foi hoje, dia 21 de fevereiro.

Pode parecer pouco, uma vez que 1 dia em 365 ou 366 dias, é praticamente nada, mas, se grande parte das pessoas do planeta fizerem isso, esse dia passará a ser significativo.

Sabia que, os americanos compram, por ano, cerca de 50 milhões de garrafas de água, e que a quantidade de plástico que todos nós deitamos fora todos os anos dava para circundar a Terra quatro vezes.

E a verdade é que o plástico que deitamos fora não desaparece. Segundo o Centro de Diversidade Biológica estima-se que grande parte do plástico que existe nos nossos oceanos acaba por ser ingerido pelos nossos animais marinhos, conduzindo-os à morte.

Um pequeno gesto que pode fazer a diferença

Certamente não vai conseguir livrar-se do plástico durante todo o dia, mas pode fazer esse gesto em coisa que lhe serão até benéficas.

Não compre nada de plástico, pode ser difícil, mas certamente vai encontrar outra forma de beber água, de comer um gelado ou até oferecer um brinquedo ao seu filho de outro material.

Aprenda a dizer não a palhinhas, copos, embalagens, tudo o que seja descartável de plástico. Comece a reutilizar e diga não de uma vez aos sacos de plástico, há tantas outras formas de transportar o que adquirimos.

Se trouxer de casa, uma garrafa de água reutilizável, uma marmita (de vidro que é bem mais saudável) com as suas refeições, bem como os seus talheres, vai ver que este dia não vai ser apenas bom para o nosso planeta, mas também para a sua carteira. Assuma este compromisso!

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×