VPN - Sabes o que são? | Pplware Kids

VPN – Sabes o que é?

Olá amigos! Como estão?
Todos nós devemos estar ligados a uma rede de comunicações, a Internet neste caso. Existem vários tipos de redes e protocolos, dentro delas, as VPN. As VPN (Virtual Private Network) são Redes Privadas Virtuais.

Hoje vou-vos explicar, de forma fácil, o que são as VPNs e a sua utilidade. Vão perceber que é mais simples do que inicialmente pensavam, sobre este tema e mais comum do que julgam.

img_vpn01


Uma Rede Privada Virtual é, como o nome indica, uma rede encriptada e são muito utilizadas em instituições, como empresas ou universidades. As VPN também são muito utilizadas no mundo dos jogos. Um bom exemplo para a última afirmação é: os jogadores do Minecraft e/ou outros jogos, utilizam o LogMeIn Hamachi (um software capaz de montar redes VPN) para fazerem conexão entre o jogador que tem o servidor e os restantes jogadores sem estarem na mesma rede “normal”, digamos assim. Estas redes, VPN, são montadas sobre uma rede de comunicações públicas, como a Internet.

As VPN, são seguras e por sua vez, utilizam protocolos de criptografia que fornecem autenticação, integridade e confidencialidade.

Caso os protocolos seguros estejam devidamente configurados, é possivel assegurar comunicações seguras em redes inseguras, como é o caso de redes públicas.

As ligações VPN também permitem interligar várias redes privadas. Por exemplo, se uma empresa tivesse a sua sede em Faro e uma filial no Porto e deseja construir uma única rede privada sem utilizar circuitos delicados. A utilização de uma VPN vem mesmo a calhar, visto que os custos são reduzidos, há boa estabilidade e fiabilidade. Assim será possível o acesso remoto em segurança entre a sede e a filial e vice-versa.

img_vpn02

IPSec

O IPSec (IP Security Protocol) é uma suite de protocolos que permitem a construção de túneis cifrados sobre redes de comunicação pública (Internet ou Intranet). Assim, todas as informações que passam através da rede são cifradas pelo IPSec e posteriormente decifrado no outro local da comunicação. Existem duas formas de utilização desta suite, são ambas diferentes: modo de obstetra e modo de túnel.

O IPSec pode ser implementado em qualquer máquina que disponha de rede IP (router, modem, PC…) utilizando 3 protocolos:

  • AH (Authentication Header) – Este protocolo faz com que a autenticação dos dados da origem seja possível e a integridade não orientada à ligação da totalidade ou de porções do cabeçalho do pacote IP. Opcionalmente pode também detetar o reenvio de forma a evitar ataques de DoS;
  • ESP (Encapsulating Security Payload) – Este segundo protocolo, disponibiliza a encriptação e autenticação, permitindo assim, a confidencialidade do fluxo de tráfego. É possível permitir também a integridade não orientada à ligação. Opcionalmente pode também detetar o reenvio;
  • IKE (Internet Key Exchange) – Este protocolo permite a troca de chaves para o ESP incluindo a sua ligação

Podemos verificar que as redes VPN, se forem bem utilizadas, podem ser muito vantajosas em ambientes empresariais ou em outras instituições.

Qualquer dúvida digam!

Arquivado na categoria: Segurança


3 Comentários

  1. Isto está na Tab para Kids… não se terão enganado. cumpz

    • Boa tarde caro Nuno!
      O Pplware Kids é um projeto criado com o objetivo de fornecer aos mais jovens (principalmente entre os cinco e quinze anos) informações sobre tecnologia. Fornecemos informações desde o nível mais básico ao nível médio/avançado. Como se diz sempre: conhecimento nunca é demais. Tenha em atenção que os artigos publicados neste site também são dedicados aos mais velhos que têm muito pouco conhecimento de informática. Os mais interessados por informática e que desejam seguir alguma área relacionada com a mesma vão assim, tendo mais noções do que se passa neste mundo. Como já referi, conhecimento nunca é demais.

      Finalmente, e respondendo à sua pergunta, não, não existem algum erro. =D

      Cumprimentos,
      Henrique Dias

    • Não houve qualquer engano,
      Aliás, para além de se destinar às crianças, foi o próprio post escrito por uma criança de 13 anos, o Henrique.

      Atrevo-me a dizer que ele sabe mais que eu 😀

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×