Iniciativa quer botão que apague o passado online dos jovens | Pplware Kids

Iniciativa quer botão que apague o passado online dos jovens

Atualmente quase todos os jovens têm alguma conta na Internet e, os menos consciente e talvez menos informados, muitas vezes utilizam a Internet para os desabafos mais pessoais, conflitos, exposição de conteúdo mais íntimo, etc.

Assim, uma iniciativa na Grã-Bretanha, pretende que se crie um botão que apague, definitivamente, o passado dos jovens na Internet.

internet


Já imaginaram que bastava clicar num botão para que tudo o que acabaram de publicar na Internet, fosse apagado definitivamente?

Pois é essa a intenção de uma iniciativa da Grã-Bertanha, designada iRights, que defende que os jovens devem ter a possibilidade de apagar facilmente conteúdos que publicaram na Internet e que, com o tempo, ficaram desadequados e que até lhes possam causar vergonha e mal-estar.

Esta iniciativa é apoiada pelo Ministério de Segurança do país para que os jovens tenham poder sobre o que publicam e o que têm no mundo virtual.

Beeban Kidron, líder do projeto, afirma que os adolescentes muitas vezes publicam sem pensar e, por passarem por muitas mudanças sociais e de desenvolvimento, não seria justo serem julgados/criticados por coisas que fizeram ou escreveram quando tinham apenas 14 ou 15 anos.

internet (1)

Kidron é da opinião que o que fazemos na infância/adolescência, não deveria ser marcado permanentemente na Internet pois, nestas idades, a experimentação de situações é mais que normal, pois só assim se aprende e se desenvolve, mas a Internet nunca esquece nem corrige o que lá colocamos.

Assim, o botão para eliminar o passado online pretende dar o poder, aos menores de 18 anos, de determinarem que conteúdos seus querem ver expostos na Internet.

Apesar de as redes sociais, entre outros locais, permitirem que se apaguem conteúdos, estes não ficam definitivamente eliminados na Internet e até há quem guarde as publicações, fotos, etc, muitas vezes para o fim de cyberbullying.

Distracted Girls Texting

Mas a iniciativa, como seria de esperar, não agrada a todos e alguns especialistas afirmam que será improvável que este botão possa vir a ser criado, implementado e regulado.

Por sua vez, Kidron mostra-se mais otimista e afirma que a tecnologia já existe para a criação do botão… basta agora apenas criá-lo.

Apesar de tudo, ainda têm um longo caminho pela frente, no sentido de conquistar mais adeptos para esta ideia e conseguir o apoio de empresas e instituições para parcerias, como forma de se protegerem os jovens do mundo online.

Nestas parcerias já contam vários nomes fortes como é o caso de bancos internacionais, organizações de comunicação e a comunidade Mozilla.

Nós por cá vamos esperar por mais desenvolvimentos e novidades sobre esta iniciativa.

Concordam com a criação de um botão que elimine o passado digital dos jovens?

Arquivado na categoria: Curiosidades, Internet, Segurança


6 Comentários

  1. Obviamente que devia ser uma obrigação existir a possibilidade de eliminar todo o conteúdo online pessoal.

  2. Boas a todos,
    A internet por ser um territorio democratico ou como alguns classificam como Terra sem lei,é super importante que sejam apoiadas iniciativas como essa para se ter a liberdade de ir e vir quando o usuário achar melhor.

  3. Carlos Fernandes

    Acho que esse botão não deve existir…..deve-se ensinar o que é a Internet, as suas vantagens, desvantagens e perigos etc, e como tudo na vida para cada acção existe uma consequência e temos de viver com ela.

    • Não… não temos que viver com ela, mas sim aprender com ela e, por isso, eu concordo com este botão:)

    • O pior é que hoje podes gostar … sei lá de póneis. O que poderá ser embaraçoso daqui a 10 ou 20 anos teres uma entrevista de emprego e perguntarem porque é que gostas de póneis.
      Logicamente que os pais deve monitorizar de perto o que os miúdos andam a fazer na internet (ou noutros sítios) porém também temos que lhes dar espaço.
      Portanto deveria sim existir esse botão em todos os sites que ficam com a nossa informação.

  4. o botão de apagar devia ser uma opção obrigatória, para conservar a liberdade de cada pessoa é natural que cada ser humano comete erros que deve ser apagados para conservar a sua dignidade!

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×