Escuta da Google instala-se sozinha nos computadores | Pplware Kids

Escuta da Google instala-se sozinha nos computadores

Um grupo de programadores que utilizam o Chromium, versão de código aberto do Google Chrome, denunciou a existência de um software que se instala automaticamente no computador e que é capaz de escutar o que é dito perto de um computador sem requerer a autorização do utilizador.

Escuta da Google instala-se sozinha nos computadores


O programa que permitia ao browser receber o áudio pelo microfone é instalado remotamente pelo Chromium. Os programadores que encontrarm o código afirmaram que este fora instalado sem autorização, sem qualquer consentimento do utilizador.

A Google respondeu prontamente às preocupações dos utilizadores referindo que tal funcionalidade não é ativada automaticamente e que esta apenas serve para que o navegador responda a indicações orais, reagindo à indicação “OK Google”.

O desenvolvedor da Google ainda acrescentou que é necessário que a função “Hotword” esteja ativada nas definições do browser de forma a colocá-lo alerta.

Uma das grandes preocupações dos queixosos foi referente ao facto deste “espião” vir automaticamente instalado no Google Chrome, podendo levar a falhas de segurança.

Se utilizas o Google Chrome, o que tens a dizer sobre isto?

Arquivado na categoria: Segurança


2 Comentários

  1. Uma criança não sei se sabe responder a uma pergunta técnica… Aqui está uma vantagem de se usar código aberto, o que é o caso do chromium (ou do firefox), em que existe mais alguém do que o fabricante que pode olhar e verificar o que se passa no programa em questão e propor alterações. No caso dos navegadores com código fechado (ie, chrome, safari) os fabricantes podem espiá-lo à vontade que nem daria por isso…

    • Apesar de se chamar “Pplware Kids”, a maioria dos nossos visitantes são pais, Encarregados de Educação e professores. Além disso, é uma pergunta de opinião e não técnica.

      Além disso, concordo consigo. Acho que mais software devia ser de código aberto. Assim, tirar-se-iam todas as dúvidas =D

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×