O vício dos videojogos pode ser elevado a distúrbio | Pplware Kids

O vício dos videojogos pode ser elevado a distúrbio

A edição de 2018 do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), vai ter mais um vício incluído. Pela primeira vez o vício dos jogos de vídeo vai fazer parte deste documento que não era atualizado desde 2013.



Dependência dos videojogos

Devido ao excesso de horas passadas em frente ao ecrã e da dependência que os videojogos provocam a pessoas de todas as idades, este entretenimento passou a ser considerado um distúrbio mental.

Segundo o que foi transmitido pela “New Scientist” ainda não foi oficialmente divulgado que o distúrbio provocado pelos jogos de vídeo passe a fazer parte do manual do (DSM) mas essa possibilidade é forte.

Numa entrevista dada à “New Scientist”, Vladimir Poznyak, membro do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMG, advertiu para a importância que existe nos médicos conseguirem identificar o vício pelos jogos eletrónicos e ter consciência do malefícios que podem trazer para a saúde.

A maioria das pessoas que jogam jogos de vídeo não têm um transtorno, assim como a maioria das pessoas que bebem álcool também não têm um transtorno. No entanto, em determinadas circunstâncias, o uso excessivo pode levar a efeitos adversos

Afirma Poznyak, para que se entenda que nem todos os que jogam videojogos têm esse transtorno.

Um distúrbio ainda não confirmado

O Manual do DMS é que irá definir quais serão as características, bem como os comportamentos do doente, que se encaixam nas condições certas para que este vício seja considerado como um distúrbio.

Em 2016, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, publicado no “American Journal of Psychiatry”, revelou que, entre 19 mil “gamers” entrevistados, apenas 2 a 3% apresentaram cinco ou mais sintomas que poderiam indicar distúrbios.

A lista dos sintomas era baseada em características que os indivíduos demonstravam como, ansiedade, sintomas de abstinência e comportamento antissocial.

Contudo, ao contrário do esperado, não foi encontrada uma ligação clara entre este vício e os efeitos negativos que ele pode ter na saúde. Mais estudos terão de ser efeituados para que se consiga definir se realmente os jogos são tão viciantes de forma a serem considerados um transtorno.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×