Hoje é o dia do "Olá", uma forma simpática de cumprimentar | Pplware Kids

Hoje é o dia do “Olá”, uma forma simpática de cumprimentar

O beijo é outra forma de cumprimento muito usado, mas devido ao contacto físico, pode transmitir várias doenças.



Beijo – infeção por vírus, bactérias e fungos

Através do beijo, saliva ou gotículas expelidas quando a pessoa fala, tosse ou espirra, podem ser transmitidas várias doenças, na sua maioria infeções por vírus, bactérias e fungos.

Os sintomas costumam ser febre baixa, dores no corpo e arrepios. Grande parte destas doenças são de curta duração e acabam por se curar sozinhas. De qualquer forma a melhor maneira de se precaver destas doenças é evitar contactos mais próximos com quem está doente.

Muitas vezes, nós adultos, cumprimentamos pessoas que acabamos de conhecer ou com quem temos pouca convivência, com um simples olá. Mas insistimos para que as crianças cumprimentem com beijos.

Se quer proteger as suas crianças não as obrigue. Quando são pessoas nossas conhecidas, a própria pessoa tem o cuidado de dizer que é melhor não terem um contacto mais próximo para não contaminar, mas por vezes isso não acontece com quem não conhecemos tão bem.

As principais doenças contagiosas transmitidas pelo beijo

Gripes e constipações, apesar de não serem a mesma coisa não se distinguem facilmente uma da outra. Têm sintomas e formas de tratamento semelhantes e são das mais conhecidas doenças transmitidas pelo beijo.

A constipação pode ou não causar febre, já a gripe tem quase sempre a febre associada, muitas vezes com valores a chegar aos 40ºC. Dores no corpo, de cabeça, de garganta, são outros dos sintomas associados. Estas são o exemplo de doenças que se podem curar sozinhas.

Herpes Labial, causado pelo vírus herpes simples, pode facilmente infetar a região dos lábios e zonas circundantes através do contacto com a saliva de pessoas que têm o vírus ativo, principalmente através do beijo.

Forma pequenas bolhas amarelas, provocam mal-estar e comichão e em alguns dos casos podem dar dores de garganta. As lesões duram normalmente, de 7 a 14 dias. A forma de tratamento do herpes normal é através de pomada aplicada no local da infeção.

Mononucleose infeciosa, esta é uma doença causada pelo vírus Epstein-Barr, que também é conhecido por doença do beijo, pois esta doença é comum aparecer após beijar pessoas desconhecidas.

Os seus sintomas são cansaço, mal-estar, dores no corpo e febre, dores de garganta e gânglios na zona do pescoço que podem ter uma duração de 15 dias a 1 mês.

Embora não exista um medicamento específico para a infeção a forma de tratamento é controlar os sintomas através de medicamentos para baixar a febre, repouso e beber muitos líquidos.

Varicela, uma doença muito contagiosa mais frequente em crianças embora os adultos que nunca tiveram também podem ser contagiados. A infeção é feita pela saliva ou pelo contacto feito com lesões da pele. São pequenas bolhas na pele que ao secar formam crostas. Pode ter associada dores no corpo, febre baixa e cansaço. Tem uma duração de mais ou menos 10 dias.

A forma de tratar esta doença é apaziguar os sintomas. Banhos tépidos e pomadas para ajudar na comichão, antipirético para a febre e hidratação.

Candidíase ou sapinhos, como é mais conhecida, é uma doença causada por fungos. Principalmente se a imunidade estiver em baixo, é transmitida pelo contacto direto, como o beijo.

Geralmente apresenta-se como lesões avermelhadas ou esbranquiçadas na língua, pode causar dores e tem a duração de cerca 5 dias. A forma de tratamento é feita com antifúngico.

Existem ainda muitos outros problemas de saúde que são passados através da saliva, como bactérias que causam cáries e diversos vírus como rubéola e sarampo. Doenças que começam a voltar a aparecer.

Hábitos diários como lavar as mãos, evitar mexer na boca e nos olhos, não partilhar talheres e copos, e principalmente, não beijar desconhecidos, são formas de prevenção básicas.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×