É possível ver se uma pessoa está doente olhando para a sua foto? | Pplware Kids

É possível ver se uma pessoa está doente olhando para a sua foto?

Investigadores dizem que os seres humanos têm a capacidade de detetar se uma pessoa está doente olhando apenas para a sua foto, pouco tempo depois da pessoa estar infetada.



O estudo efetuado

16 voluntários de raça caucasiana, saudáveis, foram injetados com moléculas estéreis derivadas de bactérias. Apesar das injeções serem estéreis induziram nas cobaias sintomas parecidos com os da gripe durante um curto espaço de tempo.

Passadas duas horas de ter sido dada a injeção, foram-lhes tiradas fotos, para documentar as suas aparências.

Os mesmos indivíduos participaram ainda numa outra sessão. Desta vez, foram injetados, inconscientemente, com placebo. E os mesmos passos foram seguidos, foram-lhes tiradas fotos após 2 horas.

Os dois conjuntos de fotos, dos indivíduos “doentes” e bem de saúde, foram então mostradas a um terceiro grupo. Esse grupo foi convidado para avaliar o estado de saúde das pessoas apenas olhando para as fotos tiradas.

Resultado muito acima dos 50%

Os avaliadores conseguiram detetar que 13 dos 16 indivíduos estavam doentes, o que equivale a 81% do total do grupo. Apesar do tamanho da amostra ser pequeno, a taxa de deteção foi considerada elevada.

Ver numa foto se a pessoa está doente é totalmente diferente de vê-la presencialmente e observar os seus comportamentos, se a pessoa tosse, se espirra ou mostra sinais de fadiga.

Alguns dos sinais mais evidentes detetados pelos analistas teve a ver com o tom da pele e lábios mais pálidos, rosto aparentemente inchado, olhos mais vermelhos, e um ar mais aborrecido.

O próximo passo é alargar a pesquisa de forma a entender-se se os resultados são os mesmos numa amostra maior e mais diversificada. Também será importante testar diferentes tipos de infeção, a ver se conseguem ser detetadas.

Poderá, no desenrolar desta pesquisa, ser desenvolvido um software de computador capaz de detetar pacientes doentes. Essa será uma ajuda para os médicos.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×