Consegue distinguir uma constipação de uma gripe? | Pplware Kids

Consegue distinguir uma constipação de uma gripe?

O mês do outubro chegou e, apesar do calor que teima em ficar, os dias já não são como os de verão. As manhãs e as noites já se tornam um pouco frias, é preciso prevenir as primeiras constipações e gripes da época.



O que é uma constipação

Muitas vezes, gripe e constipação confundem-se e levam a que não sejam tratadas da melhor forma.

A constipação é uma doença infecciosaviral do trato respiratório superior, é uma infeção que resulta de um vírus. É contagiosa e os sintomas são, tosse, garganta inflamada, congestão nasal, dores de cabeça, por vezes pode aparecer febre.

A forma de tratar é apenas apaziguar os sintomas e para não ser contagiado é evitar o contacto com pessoas constipadas.

Apesar de semelhantes gripe e constipação não são a mesma coisa. A constipação é mais frequente de acontecer e apesar de sintomas mais leves estes podem durar mais tempo.

O que é uma gripe

A gripe é uma doença contagiosa que afeta o trato respiratório. De fácil transmissão através do contacto físico, respiração, espirros e tosse. Os seus sintomas são, febre alta, dores de cabeça, dor muscular, arrepios de frio, garganta inflamada, nariz entupido, tosse e cansaço.

Numa gripe normal, sem complicações, fica curada entre 3 a 5 dias. Mas é importante que fique mesmo curada para não ter uma recaída.

Neste estado os medicamentos apenas servem para alívio dos sintomas, os antibióticos são ineficazes porque se trata de uma infeção viral. Quando o médico prescreve um antibiótico a uma pessoa com gripe é devido a infeções bacterianas que surgiram devido à gripe.

A melhor forma de prevenir a gripe é através da vacina

A vacina contra a gripe é a forma mais eficaz de a prevenir. Pela primeira vez, este ano, a vacina da gripe vai ser gratuita a um maior número de pessoas, abrangendo também bombeiros e diabéticos.

Esta medida profilática, tem como objetivo proteger a população, uma vez que a gripe é um problema de saúde publica, sendo que é a principal doença em adulto que pode ser prevenida através da vacinação.

Pessoas com mais de 65 anos de idade, grávidas, diabéticos, entre outras, são pessoas de alto risco. A vacina, apesar de não proteger a 100%, previne a gripe e atenua os sintomas de quem apanhe gripe.

Se faz parte dos grupos de risco, vacine-se. O ideal é vacinar-se até finais de outubro, antes que o pico da doença entre em ação, o que costuma acontecer

entre os meses de dezembro a fevereiro.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×