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Coma devagar, pela sua saúde

Uma alimentação saudável passa também pela forma como processamos os alimentos. Comer devagar, mastigar várias vezes e saborear cada vez que põe comida à boca, é assim que deve ser feita a refeição.



Tempo para as refeições

Todos nós sabemos como devemos fazer, mas cada vez mais, comer à mesa descansado é uma prática pouco usual nos dias de hoje. Esta é mais uma causa que leva ao aparecimento de doenças crónicas.

Comer rapidamente não dá tempo ao cérebro de entender quando é que a pessoa está saciada. Isso faz com que a pessoa, muitas vezes, coma em excesso, bem mais do que o seu corpo precisa.

Essa má comunicação não faz apenas com que, a pessoa que comeu demais, se sinta maldisposta e enfartada. Devorar a comida aumenta até cinco vezes mais o risco de uma síndrome metabólica, um conjunto de fatores de risco relacionados a doenças cardiovasculares e diabetes, como obesidade, pressão alta e taxas elevadas de colesterol.

Quando o alimento é colocado na boca, ele deve ser muito bem mastigado e não apenas partido e obrigado a seguir caminho. É na boca que se inicia o processo de digestão, quando a enzima amílase salivar quebra as moléculas em moléculas menores e envia o bolo alimentar através da faringe, esôfago, até chegar ao estômago.

Estudo comprova que comer rápido faz mal

Um estudo conduzido pela Universidade de Hiroshima, no Japão, acompanhou durante cinco anos um total de 1083 pessoas, 642 homens e 441 mulheres, todos saudáveis. O estudo teve início em 2008 e nessa altura cada um dos participantes tinha 51 anos de idade.

Os participantes foram divididos em três grupos, de acordo com a velocidade a que ingeriam os alimentos. E os resultados deixaram bem claro como é prejudicial para a saúde comer muito rápido.

11,6% dos que comiam mais depressa desenvolveram síndrome metabólica. Um valor muito superior aos observados nos dois outros grupos. Os de velocidade média atingiram o valor de 6,5% e os mais lentos uns meros 2,3%.

3ª Imagem

Guarde tempo para as refeições

Comer mais devagar seria uma mudança de hábito crucial para prevenir a síndrome metabólica“, disse Takayuki Yamaji, o cardiologista que liderou o estudo.

Quando as pessoas comem muito rápido, fazem isso de forma exagerada, porque não se sentem saciadas. Isso também causa variações no nível de glicose, que podem levar a uma resistência à insulina. Acrescentou ainda

A síndrome metabólica tem por base a resistência à ação da insulina, a hormona que regula a quantidade de açúcar no sangue, se houver desregulação obriga o pâncreas a produzir mais essa hormona.

Portanto já sabe, guarde um pouco do seu tempo para fazer as refeições de forma adequada. Coma sentado, sem computador, televisão ou smartphone à frente. Desfrute da sua refeição que só tem a ganhar com isso.

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