Canábis pode vir a ser usado em Portugal, como medicamento | Pplware Kids

Canábis pode vir a ser usado em Portugal, como medicamento

A Ordem dos Médicos reconhece e comprova a eficácia da canábis em algumas terapêuticas. Admite que essa substância seja utilizada desde que sob a forma de medicamento.



Só em comprimidos e com prescrição médica

A ordem dos médicos aceita a utilização de canábis em várias situações clínicas, mas só na versão de comprimido, e não uma que se possa fumar. O parecer da Ordem afirma que há evidência cientifica no alívio da dor crónica em adultos, na esclerose múltipla e até no controlo da ansiedade.

O uso da planta canábis ou os seus derivados podem ser utilizados para fins terapêuticos desde que sujeito aos regulamentos da autoridade de saúde, receitado pelo médico, e só para certos doentes.

A canábis tem efeitos muito positivos no que diz respeito aos vómitos e em doenças oncológicas. Pode servir para aumentar o apetite em doentes que fazem tratamentos que os levam a perder o apetite.

Tem também um bom efeito analgésico no que diz respeito à dor neuropática, hérnia discal, ou até dores comuns em que o doente não consegue tolerar analgésicos e anti-inflamatórios, entre outros.

Existem 2 empresas que cultivam canábis em Portugal

Para que este projeto possa ir em frente a lei tem de ser clara e ter regras muito apertadas, pois não se trata da legalização da canábis. Tem também de ser de prescrição médica obrigatória, só pode ser vendida em determinados locais como farmácias.

O diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), João Castel-Branco Goulão, diz que é importante esclarecer a diferença entre uso da canábis para fins medicinais ou recreativos.

Em Portugal existem 2 empresas licenciadas para cultivar canábis, mas toda a produção é exportada, uma vez que no nosso país não é permitida a sua utilização, mesmo que para fins medicinais.

A empresa mais antiga, com capitais israelitas, está em Portugal desde 2014, na zona do Alqueva. O cultivo de planta é feito em campo aberto, ao ar livre.

A mais recente é canadiana, foi licenciada no ano passado, e encontra-se no Parque Tecnológico de Cantanhede. Esta empresa, como está há pouco tempo em funcionamento, ainda não fez nenhuma colheita.

Estas 2 empresas são reguladas pelo Infarmed, que faz com que garantam, através de registos de produção, armazenamento e exportação, que tudo esteja dentro dos conformes. O fundamental é que se cumpram as regras.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×