Vou ensinar-te a copiar ficheiros para a tua PenUSB | Pplware Kids

Vou ensinar-te a copiar ficheiros para a tua PenUSB

Hoje, cá pelos exemplos de casa, percebi que tinha de te ensinar um pequeno truque, não é nada que tu não aprendas fácil. Vou ensinar-te a copiar ficheiros para uma pen USB. Ontem o Pedro Simões ensinou a limpar a pen de tudo o que tinha lá dentro. Pois bem, a ideia agora é saberes colocar dentro da pen as pastas ordenadas e não lançares os ficheiros sem estarem dentro de pastas.

Segue o post, vai-te ajudar em vários aspectos.

imagem_kids_porta_usb00_small


Primeiro, já que ainda não sabes usar uma pen USB, vais perceber que é fácil, basta encontrares no teu Magalhães, ou num outro computador, do pai ou da mãe, uma “porta” que tenha este aspecto, conforme a imagem em baixo. Repara bem no aspecto da porta e da pen:

imagem_kids_porta_usb01_small

Repara no formato rectangular da porta USB

Agora liga a Pen USB a essa porta e vamos ver o que aparece no teu computador. Provavelmente terás de esperar um pouco. Se for a primeira vez que essa pen USB é ligada a esse computador verás que o Windows a irá instalar, são poucos segundos. Feito isto verás uma janela parecida com esta:

imagem_kids_porta_usb02_small

Pode aparecer algum elemento diferente mas a pasta Abrir está lá

Podes reparar que se abriu uma janela de forma automática. Essa janela pode mostrar vários ícones de aplicações que tens no teu computador e que podem ser úteis para usares com a tua Pen, mas agora procura apenas aquela pasta amarela que diz Abrir pasta e ver ficheiros.

É isso que queremos, é abrir a Pen USB. Para depois podermos arrastar o que quisermos do nosso computador lá para dentro. Essa janela que se abriu é a tua pen.

Agora, faz o seguinte. Coloca tudo o que queres meter na pen USB, numa pasta. Por exemplo. Eu queria meter na minha Pen USB, algumas músicas, então, no meu computador, criei uma pasta. Com o botão direito do meu rato, dei um clique e abriu-se uma janela ao lado, chama-lhe janela de contexto. Mas o importante é veres a imagem em baixo e seguires estes passos: Novo > Pasta

Clica com o botão direito do teu rato no ambiente de trabalho, escolhe a opção Novo e depois Pasta

Clica com o botão direito do rato no ambiente de trabalho, escolhe a opção Novo e depois Pasta

Será criada uma pasta no teu computador. Clica uma vez em cima dela, carrega na tecla F2 e agora dá-lhe um nome. Eu à minha pasta chamei-lhe música. E para lá arrastei todas as músicas que gostava, para depois mandar para dentro da pen USB. Assim, a tua pen USB estará organizada por pastas.

Com a pasta criada, arrasta-a para dentro da janela da Pen USB

Com a pasta criada, arrasta-a para dentro da janela da Pen USB

Agora poderás ter todas as tuas coisas devidamente ordenadas e copiadas dentro da pen USB. Dá nomes às pastas e até podes por a data nas pastas, tipo foto_18_04_2013 desta forma sabes quando foi criada a pasta de fotos.

Após teres concluído a colocação de ficheiros do computador para a pen USB, faz uma coisa de segurança.

Clica nessa setinha para abrir um menu

Clica nessa setinha para abrir um menu

Vamos abrir esse menu e procurar um ícone, esse que tem uma pen e um “visto” verde. Queremos “desligar” a pen USB do computador, para assim a poderes tirar da porta. Clica em cima desse ícone.

Clica nessa opção Ejectar USB Flash Disk

Clica nessa opção Ejectar USB Flash Disk

Para desligar a pen basta clicares nessa opção que diz Ejectar USB Flash Disk e a pen USB será desligada e poderás retirar do computador sem que haja qualquer problema.

E pronto. Hoje já aprendeste algumas coisas novas. Aprendeste a criar pastas, tanto no teu computador, como a na Pen USB que vais ouvir chamar algumas vezes de disco externo. Aprendeste um termo que é o arrastar e largar e sabes já “desmontar” o disco externo, que é o mesmo que desligar a pen USB do computador, de forma segura para a poderes tirar fisicamente.

Tudo isso de forma fácil, verdade? Lembra-te, se tiveres dúvidas, deixa um comentário neste artigo ou pede ao pai ou à mãe para o fazer, se ninguém de puder esclarecer. Nós ajudamos-te, Ok?

Arquivado na categoria: O meu computador


12 Comentários

  1. Henrique Afonso Coelho Dias

    Gostei da vossa iniciativa, mas acho que deviam promover mais este “espaço”!

  2. gostei deste trab. são coisas simples, que vocês podem ajudar um português simples e sempre bom para estas situações, ajudem os que não sabem que esta deste lado nem sempre sao pessoas com títulos e bacharelatos em informática…..

    ob a quem fez esta trab…….

  3. Esse F4 não deveria se F2?

  4. Primeiro pensei “qual é a necessidade de um artigo destes?”, depois li qual era o público alvo.

    Muito boa iniciativa, continuem a desenvolver estes tutoriais. Parabéns!

    • Pois, o público alvo, que tentamos chegar, poderá ter necessidades de coisas tão simples quanto estas. Assim como há outro público, sem ser o dos 5 aos 15, idades mais adultas mas que se iniciam nestas andanças, também podem usufruir de pequenos guias práticos e simples.

  5. Não tenho filhos e tão cedo não tenciono ter, mas tenho de dizer que esta iniciativa é fantástica!
    Parabéns por se terem lembrado disto!

  6. Logo agora que o Magalhães do meu filhote avariou.
    Só funciona se a bateria já vier carregada.
    Não carrega e não funciona com o transformador inserido esteja ou não a bateria colocada.
    Como diz o outro… “já fostes…”

  7. Como copiar um email que recebi no sapo para a minha pasta de documentos?

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×