VirtualBox - Vamos instalar o Ubuntu 13.10 [Parte I] | Pplware Kids

VirtualBox – Vamos instalar o Ubuntu 13.10 [Parte I]

Olá amigos! Tudo bem?

Atualmente, existem diversos Sistemas Operativos e, muitos de nós devemos ter curiosidade de os experimentar. Para tal não é preciso andar a formatar o computador ou em dual-boot (dois sistemas operativos instalados lado a lado). Em vez disso, virtualizamos. O VirtualBox é um software capaz de proceder à virtualização de vários sistemas operativos e, já te explicámos como instalar, aqui!

Hoje, vamos começar a criação de uma máquina virtual com o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander. Para quem não sabe, o Ubuntu é uma distribuição Linux muito popular a nível mundial e é baseada noutra, Debian.

vb_ubuntu13.10_01


Como quase tudo, é preciso fazer o download da imagem .iso do Ubuntu 13.10. Podemos considerar uma imagem .iso uma “cópia” de um CD/DVD ou seja, essa imagem contem todos os ficheiros da unidade ótica.

Para fazer o download acedemos ao site oficial do Ubuntu (clica aqui) e clicamos em Get Ubuntu 13.10 Now. 

vb_ubuntu13.10_01

Depois da página ter carregado, o que não deve demorar quase nada, clica em Ubuntu Desktop.

vb_ubuntu13.10_02

Agora, vamos concentrar-nos na versão mais recente, ou seja, a que está assinalada com For the latest features (para as últimas funcionalidades) e, vamos clicar no menu drop-down da versão disponível. Escolhe 32 bits de preferência.

Nota: Caso tenhas um processador de 64-bits e saibas como ativar a virtualização na BIOS, podes fazê-lo. Caso não saibas, faz o download da versão de 32-bits. Dentro de algumas semanas, faremos um tutorial sobre como ativar a virtualização na BIOS caso o processador disponibilize essa função, claro.

 

vb_ubuntu13.10_04

Agora clica em Ubuntu 13.10 para continuares com o download. Depois disso, dever-te-à aparecer uma página de donativos e aí clica em Not now, take me to the download.

O procedimento descrito abaixo, não serve apenas para o Ubuntu! Qualquer outra máquina virtual para qualquer outro sistema operativo deve ser feita da mesma forma, adequando certas opções ao SO.

Quando o download acabar, deves abrir o VirtualBox e clicar em Novo.

vb_ubuntu13.10_05

Escreve um nome que queiras, mas se escreveres o nome do Linux, ele deverá ficar automaticamente selecionado. Caso não fique, coloca o Tipo como Linux e na Versão, Ubuntu ou, caso tenhas feito download da versão de 64 bits, Ubuntu (64 bit).

vb_ubuntu13.10_06

Depois de teres clicado em Próximo, vamos escolher a quantidade de memória RAM que vais utilizar para a máquina virtual.

NUNCA UTILIZES MAIS DE METADE DO QUE O TEU COMPUTADOR TEM!

Podes-te guiar pelas cores e depois clica em Próximo.

vb_ubuntu13.10_07

Agora vamos criar um disco rígido virtual e, para isso seleciona a segunda opção e clica em Criar.

vb_ubuntu13.10_08

Nesta janela aparecem vários tipos de arquivo, ou seja, o tipo de arquivo do disco rígido virtual. Podes deixar o que está por padrão. Clica em Próximo.

vb_ubuntu13.10_09

Escolhe de preferência o dinamicamente alocado que, assim, ela muda de tamanho conforme o que está ocupado.

vb_ubuntu13.10_10

Agora podes dar um nome ao disco rígido virtual e um tamanho. Coloca cerca de 20GB.

Nota: Caso no passo anterior tenhas colocado Tamanho Fixo, isto ir-te-à criar um ficheiro com o valor que colocaste agora. Se escolheste dinamicamente alocado, o ficheiro irá crescer/diminuir conforme o espaço que vai sendo utilizado.

Clica em Criar.

vb_ubuntu13.10_11

E já está!
vb_ubuntu13.10_12

Agora já tens a máquina virtual criada. Só falta instalarmos o Ubuntu. Aguarda pela segunda parte!

Dúvidas?


Download: Escolhe a versão

Homepage: Ubuntu

Arquivado na categoria: O meu computador


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×