VirtualBox – Vamos instalar o Ubuntu 13.10 [Parte I]
Olá amigos! Tudo bem?
Atualmente, existem diversos Sistemas Operativos e, muitos de nós devemos ter curiosidade de os experimentar. Para tal não é preciso andar a formatar o computador ou em dual-boot (dois sistemas operativos instalados lado a lado). Em vez disso, virtualizamos. O VirtualBox é um software capaz de proceder à virtualização de vários sistemas operativos e, já te explicámos como instalar, aqui!
Hoje, vamos começar a criação de uma máquina virtual com o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander. Para quem não sabe, o Ubuntu é uma distribuição Linux muito popular a nível mundial e é baseada noutra, Debian.
Como quase tudo, é preciso fazer o download da imagem .iso do Ubuntu 13.10. Podemos considerar uma imagem .iso uma “cópia” de um CD/DVD ou seja, essa imagem contem todos os ficheiros da unidade ótica.
Para fazer o download acedemos ao site oficial do Ubuntu (clica aqui) e clicamos em Get Ubuntu 13.10 Now.
Depois da página ter carregado, o que não deve demorar quase nada, clica em Ubuntu Desktop.
Agora, vamos concentrar-nos na versão mais recente, ou seja, a que está assinalada com For the latest features (para as últimas funcionalidades) e, vamos clicar no menu drop-down da versão disponível. Escolhe 32 bits de preferência.
Agora clica em Ubuntu 13.10 para continuares com o download. Depois disso, dever-te-à aparecer uma página de donativos e aí clica em Not now, take me to the download.
Quando o download acabar, deves abrir o VirtualBox e clicar em Novo.
Escreve um nome que queiras, mas se escreveres o nome do Linux, ele deverá ficar automaticamente selecionado. Caso não fique, coloca o Tipo como Linux e na Versão, Ubuntu ou, caso tenhas feito download da versão de 64 bits, Ubuntu (64 bit).
Depois de teres clicado em Próximo, vamos escolher a quantidade de memória RAM que vais utilizar para a máquina virtual.
NUNCA UTILIZES MAIS DE METADE DO QUE O TEU COMPUTADOR TEM!
Podes-te guiar pelas cores e depois clica em Próximo.
Agora vamos criar um disco rígido virtual e, para isso seleciona a segunda opção e clica em Criar.
Nesta janela aparecem vários tipos de arquivo, ou seja, o tipo de arquivo do disco rígido virtual. Podes deixar o que está por padrão. Clica em Próximo.
Escolhe de preferência o dinamicamente alocado que, assim, ela muda de tamanho conforme o que está ocupado.
Agora podes dar um nome ao disco rígido virtual e um tamanho. Coloca cerca de 20GB.
Clica em Criar.
Agora já tens a máquina virtual criada. Só falta instalarmos o Ubuntu. Aguarda pela segunda parte!
Download: Escolhe a versão
Homepage: Ubuntu
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.