Vamos melhorar o arranque do teu computador | Pplware Kids

Vamos melhorar o arranque do teu computador

Olá pequeno Peopleware.

Lembras-te de há dias falarmos nos problemas que o teu computador tinha que o levava a demorar muito tempo a arrancar? Pois bem, vimos algumas possíveis razões que poderiam explicar essa demora no arranque.

Hoje vamos dar-te mais uma dica importante.

imagem_servicos00


O teu computador fica lento por várias razões, uma delas despistámos, ao retirarmos muitos dos programas que o Windows carrega junto com o arranque do Windows, falámos também na desinstalação de programas que tinhas instalado e que não serviam para nada e ainda falámos na limpeza do disco, de alguns ficheiros que ficam no computador e que apenas estão a “fazer lixo” e a atrasar o teu computador.

Pois bem, hoje quero falar-te de serviços. O teu Windows, seja ela qual for, corre serviços para funcionar. São serviços do sistema de arranque da máquina, são serviços do próprio Windows e são serviços de outros “agentes”, de outros programas que também “obrigam” o Windows a carregar às costas as suas tarefas.

Muitos deles são assim… malandros e querem que o Windows arranque e corra logo esses serviços de terceiros, muitas vezes não precisamos deles para nada, mas eles insistem em abrandar o desempenho do nosso computador. Que te parece se os fossemos tirar do arranque do Windows e com isso o teu computador iniciasse mais rápido?

Vamos lá então.

Primeiro já sabes, menu Iniciar…

Clica no Menu Iniciar.

…e na barra de pesquisa escreve msconfig.

Escreve o comando msconfig na pesquisa e dá carrega ENTER.

Abriu a janela Configuração do sistema, verdade?

Janela Configuração do sistema no separador Geral.

Não te aventures a mexer em nada no separador Geral, um dia destes voltamos cá para explicar a função destas opções. Por hoje vai até ao separador Serviços.

Separador Serviços e olha o que está em Execução e os Parados.

Agora, repara bem na quantidade de serviços que o teu Windows carrega sempre que inicias o computador! Não quer dizer que não façam falta, alguns fazem muita falta, mas muitos deles estão apenas a atrasar o arranque do teu computador. O que vai fazer é, para já, porque não sabes ainda quais os serviços da Microsoft que te fazem falta, clicar e colocar um visto na opção Ocultar todos os serviços da Microsoft.

Ocultar todos os serviços da Microsoft deixa apenas os serviços de terceiros.

Este passo é importante, salvaguarda que não vais desligar nenhum serviço que faz falta ao Windows estar a funcionar correctamente. Apenas vamos desligar os serviços que podem estar a funcionar em paralelo. Mesmo assim, não te preocupes, se ao reiniciares o teu Windows, algo desaparecer, podes voltar cá e activar o que quiseres ou até activar tudo e excluir um a um até descobrires qual é o serviço que faz falta e não o queres desligado.

No caso dos serviços de segurança, como é o caso do Antivírus, eles voltarão a activar-se. Não te preocupes com eles.

Agora clica no botão Desactivar todos, como vês na imagem em cima. Tudo estará pronto e só precisas de reiniciar o teu Windows e verificar se de facto está mais rápido ou não.

Clica no Aplicar e no OK e reinicia o teu Windows.

Como te falei, este passo pode ajudar, em conjunto com os outros, a melhorar o arranque do teu computador. Além disso, o facto de saberes o que está pendurado no teu Windows, será uma mais valia para ti. Mais para a frente vais perceber a razão destas palavras.

Agora é a tua vez. Alguma dúvida? Se tiveres já sabes, usa os comentários que explicamos o que não entendeste.

Abraço.

Arquivado na categoria: O meu computador


2 Comentários

  1. muito obrigado estas dicas foram-me muito úteis
    antes o meu pc demorava tanto a iniciar que demorava 3 minutos a iniciar agora nem 1 demora

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.