Vamos Criar um Ponto de Restauro no Windows | Pplware Kids

Vamos Criar um Ponto de Restauro no Windows

Olá meus caros pequenos génios informáticos. Hoje vamos continuar a ajudar-vos na protecção do vosso computador.

Já falámos em melhorar o arranque do Windows, libertando-o de processos inúteis, referimos a importância de desinstalar aplicações que não usas, ensinamos-te a actualizar o teu Windows para o proteger com as mais recentes novidades e, para o tornares ainda mais seguro, viste como criar um utilizador só para ti.

Pois bem, hoje vamos aprender a criar um Ponto de Restauro e a Restaurar o Windows. Já te explico o quanto é importante esta função. Fica atento e segue-me!

imagem_restauro00_small


Provavelmente esta á uma das funções mais interessante que o Windows tem, acredita, a mim já me salvou tantas vezes, que perdi a conta! Com tantas coisas que já instalei e removi do Windows, às vezes nem tudo corre bem, e ter um ponto de restauro, ajuda-me a reverter o que de mal aconteceu.

Então, para teres uma ideia mais simples, vou-te dar um exemplo:

Imagina que instalas um jogo, e este, por algum motivo, ao ser instalado, tornou a tua máquina muito lenta, não te deixa ligar a Internet e até o teu ecrã deixou de funcionar correctamente. A melhor forma é remover o jogo ou o programa que instalaste. mas mesmo assim, depois de o removeres nem tudo pode ficar OK. O teu computador pode, a partir daqui, dar problemas e lá vais ter de chatear os teus pais para o levar à loja ou a um amigo (informático ou que sabe umas coisas de computadores) para o “reparar”.

Nada disso. A partir de hoje és tu que te vais proteger. Antes de cada instalação que faças, vais criar um Ponto de Restauro.

Criar um Ponto de Restauro

Passo 1

Vamos como sempre ao Menu Iniciar e Painel de Controlo.

Botão Iniciar e Painel de Controlo

Passo 2

Agora, já estás no Painel de Controlo, vê se em cima, no canto superior direito, está seleciona Ver por: Categoria. Agora clica em cima do título Sistema e Segurança.

Clica em cima da categoria Sistema e Segurança

Passo 3

Como viste, deslizou a janela e mostrou-te várias opções também do lado direito. Toma em atenção que não interessa o que mostrou na coluna esquerda. Clica em cima da palavra Sistema, como vês na imagem em baixo.

O Sistema vai levar-te para a ferramenta que queremos usar

Passo 4

Esta janela é muito interessante. Podíamos ter evitado cá passar, mas queria mostrar-te que aqui está alguma informação sobre a tua máquina, podes ver e explorar um pouco. Depois, olha para a coluna do lado esquerdo e seleciona a opção Protecção do sistema.

Podes nesta janela mudar o nome ao teu computador, por exemplo

Passo 5

Cá estamos onde a magia acontece. Nas Propriedades do sistema, mas o que queremos é mesmo Criar um Ponto de restauro. Clica então no botão Criar.

Primeiro vamos fazer um Ponto de Restauro. Clica em Criar

Passo 6

Agora, para saberes a razão porque fizeste este Ponto de Restauro, dá um nome, exemplo: ponto antes da instalação do jogo xpto.

Refere alguma coisa que te diga que neste ponto tudo estava bem

Tem paciência, o processo pode demorar uns segundos a ser criado, mas isso é natural, não mexas na máquina, deixa o Windows fazer o seu trabalho.

O Windows demora uns segundos a criar um ponto de restauro.

Passo 7

Agora que o Ponto de Restauro foi criado, só tens de fazer o que pretendia, instalar o jogo ou o programa. Mas podes também fazer estes pontos de restauro por mera precaução. Estes pontos de restauro servem mesmo para tu recuperares o sistema, quando verificas que este tem problemas.

Repara, se um dia fizeres um ponto de restauro e mais tarde restaurares até esse dia, não irás perder os documentos, o que será removido são os programas que instalaste desde o dia do ponto de restauro até ao dia que decidiste restaurar para o passado.

Fazer um Restauro

Imagina agora que algo correu mal, ou que o teu computador está com problemas. Mas tu sabias que, em determinada data, o teu Windows estava a funcionar muito bem e sem problemas e queres Restaurar o computador para essa data. Não vais perder nenhum documento, apenas irás deixar de ter os programas que instalaste depois dessa data. Vamos lá mostrar como se restaura.

Passo 1

Vamos voltar às Propriedades do sistema, agora não vais escolher Criar, mas sim Restauro do Sistema.

Escolhe a opção Restauro do Sistema…

Passo 2

Será mostrada a janela Restaurar definições e ficheiros do sistema. Tem em atenção que são ficheiros dos sistema, não são os teus ficheiros que tu criastes nos teus trabalhos. Clica no botão Seguinte.

Clica no botão Seguinte

Passo 3

Este passo é muito importante, pois podes escolher entre vários pontos que tu criaste ou que o próprio sistema criou. Por isso é que anteriormente te disse que era importante dares um nome aos pontos que tu crias, dessa forma, no meio de muitos, tu conseguirás identificar a razão porque fizeste determinado ponto de restauro.

Escolhe um dos pontos de restauro mais recentes

Se meteres o visto na opção Mostrar mais pontos de restauro, verás que estão muitos para trás. Poderá que seja útil. Vê se está lá algum que te possa deixar a máquina mais rápida e limpa.

O sistema também faz pontos de restauro, poderás necessitar desta opção

Passo 4

Escolhe agora o ponto de restauro que pretendes, clica no botão Seguinte e vê se é isso que pretendes, sendo clica agora no botão Concluir.

Clica no botão Concluir e espera que o sistema seja restaurado para a data que escolheste

Este passo vai demorar uns minutos e vai reiniciar o teu computador. Não te assustes, pois é esse o comportamento normal. Primeiro o sistema irá recolher as informações do ponto de restauro, depois irá sobrepor os ficheiros de sistema, para que estes tomem o seu lugar, o Windows tem de ser reiniciado e assim ficas com o teu computador conforme estava à data do ponto de restauro.

Foi fácil e olha que este é das funções mais ricas do Windows. Usa-a bem e ensina aos teus amigos.

Arquivado na categoria: O meu computador


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.