Vamos aprender a criar um código QR

Olá amiguinhos, então que tal foi o fim de semana? Aprenderam muito sobre tecnologia? Não se esqueçam de partilhar essas dicas de tecnologia connosco.

Bem…o artigo que preparamos hoje tem como objectivo ensinar-vos o que é um código QR e até como podes facilmente criar um, de uma forma muito simples.

qr_kids

Os códigos QR vieram para ficar e tu certamente já os viste em muitos lugares! Tas a ver aqueles quadrados, com linhas pretas e brancas que estão nas embalagem das pastilhas elásticas, na garrafa do líquido da loiça, camisolas, folhetos, painéis exteriores?

qr_01

O que são código QR?

Os códigos QR (Quick Response) foram criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 e a ideia inicial era catalogar catalogar diferentes parte de veículos no processo de construção. Hoje em dia, os códigos QR são usados em vários cenários, já que podem guardar, de forma quase “escondida”, endereços de sites, números de telefone, localizações, um e-mail, um contacto ou outro tipo de texto. Depois basta teres um smartphone (até podes fazer no teu computadores) para leres a informação que está nesse código (num próximo artigo vamos ensinar-te a fazer isso).

Como criar um código QR?

Na internet existem muitos sites e aplicações que te permitem criar facilmente códigos QR para os mais diversos fins. Um dos mais simples e que mais gostamos é o qrstuff.

Para criares o teu código QR, basta que sigas os seguintes passos:

Passo 1 – Definição do tipo de dados a incluir no código QR (ex. Texto normal, um link, número de telefone, e-mail, Localização no google maps, Login para wifi, etc);

Passo 2Introdução do texto (ex. Texto normal, um url de um site ou serviço, etc); De referir que este campo muda conforme o tipo de dados definido.

Passo 3Escolha da cor do código QR (normalmente é preto e branco)

Passo 4Envio do resultado (ex. via –email)

Exemplo para criar um código QR

Vamos a um exemplo…vamos imaginar que queremos um código QR impresso numa camisola, e que este aponte para o site do Pplware Kids. Começamos por definir o tipo de dados como Website URL e no conteúdo colocamos o site do pplware (http://kids.pplware.com/)

qr_00

Se indicarmos que pretendermos criar uma camisola com o código QR produzido, o site disponibiliza de imediato um conjunto de modelos de camisolas bastante originais que podemos até adquirir.

qr_pplware02

Fácil não é? Além do site qrstuff existem muitos outros que permitem criar e descodificar facilmente qualquer código QR. Num próximo artigo vamos ensinar-te como podes descodificar um código QR.

Já conhecidas os códigos QR? O que achaste, podem ser úteis?

  
     Pin It  

Arquivado na categoria: O meu computador


  • Henrique Dias

    Interessante. Vou partilhar no Fb, G+ e Twitter. Temos que alcançar o maior público possível.