Porque não é possível criar pastas com certos nomes no Windows? | Pplware Kids

Porque não é possível criar pastas com certos nomes no Windows

É muito curioso o facto de não ser possível a criação de pastas com certos nomes no Windows. São nomes que o sistema reserva para si e que não permite aos utilizadores usarem.

Querem conhecer um pouco mais sobre este comportamento do Windows? Então continuem a ler este artigo!

img_nomenpermitido01


Com certos nomes, estou-me a referir aos seguintes nome: CON, PRN, AUX, CLOCK$, NUL, COM0, COM1, COM2, COM3, COM4, COM5, COM6, COM7, COM8, COM9, LPT0, LPT1, LPT2, LPT3, LPT4, LPT5, LPT6, LPT7, LPT8, LPT9.

O Windows XP simplesmente ignora o facto da criação de uma pasta com algum desses nomes. As versões seguintes mostram uma frustrante mensagem e erro.

Mesmo experimentando criar uma pasta com a linha de comandos não funciona.

img_nomenpermitido02

Isto deve-se a estas “palavras” estarem reservadas para o sistema. Servem para comunicações internas do sistema e por isso não podem ser usadas em pastas. Por exemplo, a palavra “Con” é originária da palavra “Console” e prepara o sistema para entradas de texto a partir do teclado.

Isto é uma herança do antigo MS-DOS. Podem experimentar criar uma pasta com este nome, mas não vai funcionar.

Arquivado na categoria: O meu computador


1 Comentário

  1. Na verdade,é possivel mas o comando precisa ser o seguinte:

    ~No prompt de comando~
    Para criar (só funciona assim)

    mkdir \\.\C:\Users\user\Desktop\CON
    ~Obs.: O caminho é a escolha mas permanece “\\.\(caminho)”~

    Para apagar (só funciona assim)

    rd \\.\C:\Users\user\Desktop\CON
    ~Obs.: O caminho é a escolha mas permanece “\\.\(caminho)”~

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.