O que é um Sistema Operativo? | Pplware Kids

O que é um Sistema Operativo?

Olá amigos! Tudo bem?

Nos (muitos dos) últimos artigos temos falado muito sobre sistemas operativos, como quando falámos sobre máquinas virtuais ou sobre a existência de outros sistemas operativos. Falámos e falámos, mas ainda não vos explicámos o que é, concretamente, um Sistema Operativo. Por alto, todos nós devemos saber, mas hoje, vamos aprofundar um pouquinho mais.

intro-img1

Um computador, é controlado por um SO (Sistema Operativo), sigla utilizada para designar esta classe de software. Na pratica um SO é a interface entre o utilizador e a máquina cujas principais funções são:

  • Gestão de Processos;
  • Gestão de Memória;
  • Sistema de Ficheiros;
  • Entrada e Saída de Dados;

Componentes

Um sistema operativo é composto por diversos componentes que permitem o funcionamento conjunto do computador.

As componentes mais importantes são:

  • Kernel;
  • Rede;
  • Segurança;
  • Interface;

O Kernel (em português, núcleo), em conjunto com os drivers  e o firmware1 do dispositivo, fornecem o nível mais básico de controle sobre todos os dispositivos de hardware do computador.  Este gere os acessos à memória RAM e determina quais os programas com maior prioridade e quais os recursos do hardware a que as aplicações acedem.

Rede é fundamental na maioria dos Sistemas Operativos pois permite-nos a ligação com outras máquina, incluindo máquinas que stão na Internet.

Assim, computadores com Sistemas Operativos diferentes, podem participar na mesma rede e partilhar recursos entre eles, como impressoras, scanners, etc.

segurança é outra das caracteristicas fundamentais num sistema operativo pois deverá ter mecanismos para proteger a informação, para que os processos acedem as zonas de memória permitidas, etc-

interface com o utilizador pode ser gráfica ou linha de comandos (terminal). Atualmente, quase todos os Sistemas Operativos contam com uma interface gráfica, mas ainda é possível encontrar o terminal em muitos locais.

Depois do arranque do computador pela BIOS (ver mais aqui), parte do sistema sistema operativo é carregado para a memória RAM (ver mais aqui). Os programas de computador, funcionam dentro do Sistema Operativo  e passam a chamar-se processos quando executados.

img_soO esquema anterior, é uma forma muito fácil de entender o funcionamento de um sistema operativo. O utilizador interage com a aplicação que interage com o Sistema Operativo numa relação Aplicação <-> Sistema Operativo e o Sistema Operativo interage com o equipamento através de uma relação Sistema Operativo <-> Equipamento.

Além disto tudo, existe mais que um Sistema Operativo, como já te falámos aqui.

Além da explicação sobre o Sistema Operativo, deixo-vos uma frase célebre de Oscar Wilde.

“A verdade não é complexa, nós é que somos.” – Oscar Wilde

1 Firmware – Memória persistente que contém dados e/ou código de programas do aparelho.

Arquivado na categoria: O meu computador


6 Comentários

  1. Leio sempre estes capítulos, por outro lado gostei.

  2. Henriques do Nascimento

    gostei da explicação… obrigado

  3. Henriques do Nascimento

    Gostei da explicação

  4. Amilton Ferreira Ciarelli

    A primeira vez q entro nesta pg gostei mt

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.