O que é um Código QR?
Olá amigos! Tudo bem?
Há algum tempo, falámos-te de como criar Códigos QR. Na continuidade desse artigo, hoje, vou-te explicar como funciona código QR, as suas características, uma breve história, dentro de outras características. O código chama-se QR pois pode ser rapidamente descodificado pela maioria dos telemóveis equipados com uma câmara.
Um Código QR (Quick Response, Resposta Rápida) é um código de barras bidimensional que, depois de descodificado, apresenta um texto, endereço URL, número de telefone, um endereço de correio eletrónico, um contato, um sms ou uma localização geográfica.
Um pouco de História
Os códigos QR eram inicialmente utilizados para catalogar as diversas partes na construção de veículos. Atualmente, o Código QR é utilizado na gestão de inventário numa grande variedade de indústrias.
Em 2003 começou o desenvolvimento de aplicações que ajudam usuários a adicionar dados aos seus telemóveis utilizando a câmara do mesmo. Atualmente, podemos encontrar códigos QR em muitos sítios: revistas, jornais, internet, televisão…
Lançado em janeiro de 1999, o padrão japonês para o código QR, JIS X 0510 corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004. O mesmo foi aprovado em junho de 2000.
Estrutura e Padrões
Na imagem abaixo é possível verificar a estrutura dos códigos QR. Os locais destacados a vermelho correspondem à Informação de Formatação. Já os a azul correspondem à versão. Todo o conteúdo a cinzento contém o conteúdo e as chaves de correção de erros.
Existem diversos padrões de códigos QR:
- Outubro de 1997 – AIM Internacional
- Janeiro de 1999 – JIS X 0510
- Junho de 2000 – ISO/IEC 18004:2000 (atualmente retirado)
- Setembro de 2006 – ISO/IEC 18004:2006
Correção de Erros
Os Códigos QR, além de armazenarem a informação desejada pelo utilizador, também armazena dados que garantem a leitura do código QR, mesmo que este esteja danificado.
Abaixo estão apresentados os diversos padrões de correção de erros, do mais pequeno ao maior.
- Nível L (Low) – 7% dos dados é usada para correção de erros;
- Nível M (Medium) – 15%;
- Nível Q (Quartile) – 25%;
- Nível H (High) – 30%.
Códigos Personalizados
Existem também os códigos QR personalizados que podem ter outras cores além do preto/branco e até conter uma imagem ou logótipo embutidos.
Por exemplo, o código QR abaixo está personalizado com cores diferentes.
Capacidade de armazenamento
Os códigos QR indicam os tipos de conteúdo que foi armazenado, como texto ou número. Para isto acontecer existe um padrão que estabelece diferentes modos de entrada no armazenamento. Por isso existem várias “versões” do código QR.
Quanto maior a versão, maior a complexidade.
Existe muitos leitores e criadores de códigos QR, como é o caso do QR Droid. Essa aplicação para Android permite criar e ler códigos qr. Existem muitas outras.
Em relação a um criador para computador, posso recomendar o site GOQR.ME.
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.