Memórias RAM e ROM. Sabes as diferenças? | Pplware Kids

Memórias RAM e ROM – Sabes as diferenças?

Olá amiguinhos! Hoje vamos falar sobre memórias! Tal como os seres humanos, os computadores também usam determinados tipos de memória para guardar informação (tal como o nosso cérebro).

Hoje vamos mostrar essencialmente quais as diferenças entre as memórias RAM e ROM (mas há muitos outros tipos de memória…que falaremos em outros artigos).

memoria

Uma das principais características para distinguir as memórias é a volatilidade. Este “palavrão” é usado para definir se uma memória é volátil ou não, ou seja:

  • Uma memória é  volátil quando a informação nela contida desaparece se a alimentação elétrica é retirada (ex. RAM – Quando desligamos o computador, toda a informação que estava carregada no sistema desaparece. Por exemplo, imaginem que estavam a escrever um ditado no Word e a luz foi abaixo. Como não tinham guardado no disco do teu computador, a informação desaparece)
  • Uma memória diz-se não volátil quando a informação nela contida é guarda se a alimentação elétrica é retira (ex. CD_ROM, DVD, PenUSB, Disco do computador)

A volatilidade não deve ser encarada como uma característica definitiva. Por exemplo, sabias que o CD-ROM, ao fim de algum tempo, dependendo da sua qualidade, acaba por perder a informação que tinha guardada?

Então e qual a diferença entre memória RAM e ROM?

 

Memória RAM

memória RAM (Random Access Memory – memória de acesso aleatório, é uma memória de escrita e leitura) é aquela que é usada pelo teu computador para que tu possas correr os teus jogos, as tuas aplicações favoritas e até o próprio sistema operativo (Windows e Linux). Não confundas esta memória com a memórias dos discos, pois essa é para tu guardares informação sem que ela desapareça.

  • Por exemplo: imagina que queres instalar o FIFA no teu computador. Quando instalas o jogo, que na prática é copiar ficheiros para o teu computador, essa informação é gravada no disco do teu computador. Sempre que vais jogar o FIFA, ele vai buscar informações ao disco do computador e carrega na memória RAM para que seja mais rápido.
ram


Exemplo de uma memória RAM

Memória ROM

A memória ROM (Read Only Memory – memória apenas de leitura) permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou mudar nenhuma informação. Este tipo de memória não é volátil.

  • Por exemplo, no teu computador, este tipo de memória é usado quando o ligas e o sistema verifica se está tudo bem com o teu computador para que ele possa arrancar. Este tipo de memórias estão presentes em muitos outros outros equipamentos electrónicos, como por exemplo, na tua consola, no teu relógio, telemóvel/tablet, etc.

Tal como referimos, estes são dois tipos de memória importantes em qualquer sistema electrónico mas existem muitas mais. Num próximo artigo iremos falar da memória dos discos, PenUSB, Discos externos, etc. Fica atento!

Já sabes, se tiveres alguma duvida ou questão, deixa nos comentários para ver se conseguimos ajudar.

Arquivado na categoria: O meu computador


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.