Lógica de Programação - Vamos começar? #3 | Pplware Kids

Lógica de Programação – Vamos começar? #3

Olá amigos! Tudo bem?

Hoje em dia, estamos rodeados de tecnologia: desde o simples comando da televisão ao computador super moderno que saiu recentemente. Esta saga de posts tem como intuito iniciar-te no mundo da programação de forma fácil e suave. Vais aprender desde o mais simples até… vamos ver onde vamos chegar!

Depois do primeiro e segundo artigo, voltamos hoje para nos iniciarmos numa linguagem de programação de que já falámos nas lições anteriores: Java.

programacao_comecar


Java é uma linguagem de programação Orientada a Objetos (conceito de que falaremos noutro dia) e que está presente em muitas das plataformas que utilizamos atualmente: Desktop (Windows, Linux, Mac OS), Dispositivos Móveis (Android, nomeadamente), dentro de outros.

Já vos disse que uma linguagem de programação permite que nós possamos instruir o computador a fazer algo ou seja, “comunicarmos” com eles.

Para trabalharmos com Java, precisamos de fazer o download da plataforma Java e do seu JDK (Java Development Kit, do português Kit de Desenvolvimento Java). Para efetuares o download do Java, basta acederes ao site do Java e clicar em Download Gratuito do Java. Depois, podes fazer o download do JDK aqui.

java00

Se estás a utilizar Windows, existem algumas pequenas configurações que possivelmente terás que fazer. Este processo é simples, como podes ver:

1º Passo

Abre o Painel de Controlo e depois, em vista de categoria, clica em Sistema e Segurança.

java01

2º Passo

Agora, clica em Sistema e depois clicar em Configurações avançadas.

java02

3ºPasso

Na janela que se abriu, clica em Variáveis de Ambiente.

java03

4º Passo

Agora, nas variáveis do sistema, procura por “Path” e depois em Editar. Recomendo-te a copiar os valores dessa variável temporariamente pois, podes sem querer apagá-los.

À frente dos valores que já estão em Path, colocas “;”(sem aspas) caso não o tenhas já e depois colocas a localização da pasta bin do JDK. A sua localização é, normalmente, algo semelhante ao seguinte:

C:\Program Files\Java\<versão do JDK>\bin

Lembra-te de substituir “<versão do JDK>” pela versão que tens atualmente instalada.

[box  type=”warning”] Não removas nenhum dos outros valores que estejam na variável![/box]

java04

Agora, basta clicares em OK até saíres completamente da janela das variáveis do sistema.

Recomendo-te vivamente a instalares o Notepad++ (fazer download aqui)  que é um bloco de notas mais “poderoso” que é capaz de nos mostrar a sintaxe das diferentes linguagens de programação e também é capaz de nos fornecer um ambiente mais cómodo para escrever numa destas linguagens. Depois de tudo isto, recomendo-te a reiniciar o computador.

Abre agora o Notepad++, copia e cola o seguinte código:

public class OlaMundo {
   public static void main(String[] args) {
      System.out.println("Olá, Mundo!");
   }
}

Guarda esse ficheiro com o nome “OlaMundo.java” (sem aspas). Tem em atenção a extensão do ficheiro. Agora, abre a linha de comandos no local onde guardaste o ficheiro fazendo um clique direito com o rato numa área livre da janela/ambiente de trabalho pressionando a tecla Shift ao mesmo tempo e depois, clicar em Abrir janela de comandos aqui.

java05

Nesta, escreve javac <nome-do-ficheiro>.java, substituindo <nome-do-ficheiro> pelo nome que demos que foi “OlaMundo” (sem aspas). Agora, o ficheiro foi compilado (vê o que é um compilador nas lições anteriores) e é criado um ficheiro com extensão .class.

Agora escreve java <nome-da-classe>, substituindo nome da class por “OlaMundo” (sem aspas). O nome da class foi o nome utilizado na primeira linha de código: “public class OlaMundo“. Ao pressionares enter ir-te-à aparecer Olá, Mundo! escrito na linha de comandos. Parabéns! Criaste o teu primeiro programa. Na próxima lição vamos explicar-te o que significa cada parte do código acima, mas não pares, pesquisa!

java06

 

Se a frase não aparecer bem codificada (se aparecerem coisas estranhas em vez das letras com os acentos), faz clique direito sobre a barra superior da linha de comandos Propriedades -> Tipo de Letras e escolhes um tipo de letra além do “Tipos Letra Quadrícula”. Depois, pressionas Ok, voltas à linha de comandos e escreves: chcp 65001 que vai mudar a página da codificação da linha de comandos. Experimenta outra vez.

Não te preocupes pois não iremos precisar de escrever “chcp 65001” todas as vezes que quisermos executar alguma classe java: na próxima lição vais aprender como fazer para que a linha de comandos abra já nessa página automaticamente.

Qualquer dúvida, perguntem!

Arquivado na categoria: O meu computador


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.