Internet via cabo coaxial - Sabes como funciona? | Pplware Kids

Internet via cabo coaxial – Sabes como funciona?

Olá amigos! Tudo bem?

Hoje em dia, quase todos nós temos acesso à Internet, quer seja em casa, quer seja na escola ou em outro local. A Internet é transmitida de diversas formas, como por fibra ótica, por exemplo. Um destes meios é através dos cabos coaxiais (que nos trazem o sinal da televisão)! Mas agora pergunto-vos: os dois sinais não se “misturam”? Como isto acontece? É isso que hoje vos vamos explicar.

sinal00


Uma das vantagens do uso deste método é que apenas um cabo, funciona tanto para a televisão, quanto para a Internet. Mas nem tudo é o que parece e o que aparenta ser simples, nem sempre o é.

Tudo começa na central de distribuição que é o local que fornece às nossas casas o sinal de Internet e da Televisão. O cabo que temos vindo a falar ao longo do artigo transmite-nos canais de TV, internet, dentro de outras informações. Mas, voltamos à questão inicial: Como é que isto acontece? Não, pois existe um sistema que é capaz de dividir cada um dos canais de televisão em diferentes frequências: o sistema MDF (Multiplexação por Divisão de Frequência).

Com essa técnica, cada canal passa a ter uma frequência diferente com uma largura normal de 6 MHz. Assim, o sinal da internet também tem que passar por esses canais e o sistema que se responsabiliza pelo gerenciamento da transmissão de dados é o protocolo DOCSIS.

Atualmente existem 4 versões do DOCSIS: 1.0, 1.1, 2.0 e 3.0 sendo que têm diferenças entre si:

  • As diferenças entre a 1.0 e 1.1 é que a versão 1.1 tem o recurso QoS (Qualidade de Serviço) permitindo assim que a rede seja utilizada sobre IP ou VoIP. Velocidade de upload máxima de 10,24 Mpbs.
  • A versão 3.0 tem a excelente capacidade de agrupar canais fazendo com que a velocidade de download de dados seja maior.  Velocidade de upload máxima de 30,72 Mpbs.

sinal01

Depois desta breve explicação, vamos ver como chegam os dados até às nossas casas. Como tu imaginas, este processo tem que ser ultra rápido para conseguirmos aceder a sites em questões de segundos e milissegundos. Vamos ver como se processa.

Depois do sinal ser preparado nas centrais de distribuição, este é enviado para pontos denominados “nós óticos”. Estes “nós óticos” são pontos estratégicos espalhados pelos diversos locais e podem atender de 500 a 2000 pontos. Para chegar a esses locais, o sinal enviado circula por uma rede de fibra ótica. Quando estes (os dados) chegam aos nós, são modulados e preparados para de seguida serem transmitidos via cabo coaxial para as casas dos clientes.

Como o sinal é transmitido através de cabos coaxiais, este pode enfraquecer devido à distância. Para contornar este problema, podem ser colocados amplificadores em diversos pontos.

sinal02

Quando o sinal chega à nossa casa, um aparelho, normalmente denominado modem tem a função de separar os diversos sinais, dentro deles, o da internet e o da TV.  Depois, o modem faz a distribuição do sinal pelos diversos aparelhos como por exemplo, para a box da TV que interpreta o sinal e nos mostra imagem. Dentro desses aparelhos situa-se o router que tem o trabalho de espalhar a internet através de Wi-Fi ou cabos Ethernet.

É assim que se transmite a internet através de cabos coaxiais.

Arquivado na categoria: O meu computador


4 Comentários

  1. Cleiton cardoso

    Existe algum curso pra atuar nesse tipo de internet? Qual o nome do curso? Eu trabalho com TV a cabo, e minha empresa adquiriu esse método de internet via coaxial!

  2. Deixei de utilizar isso em 1995 Hehehehee.

    Olha que eu era bom nisso.

    Acho que vou morar em Portugal.

    PPLWARE aluga-me a casa do cachorro? plx!

  3. instala amplilficador para ampliar sinal de tv e agora fiquei sem internet a box modem da NOS está sempre a piscar, como resolver ou o que realmente se passa?

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×