Como formatar uma Pen USB no Windows? | Pplware Kids

Como formatar a tua Pen USB no Windows

Muitas vezes precisas de limpar a tua Pen USB, pois está cheia de lixo, aquelas coisas que copias lá para dentro e que depois já nem sabes para o que serve. Quando dás conta, ela já não tem espaço e queres limpar tudo definitivamente, para voltares a guardar lá dentro fotografias, música ou aquele jogo que o teu amigo te quer passar.

Se não sabes como fazer isso da melhor forma, hoje vamos deixar aqui a explicação de como deves fazer. Não te preocupes, é fácil e não vais “estragar” nada. Se tens o computador dos teus pais disponível ou o teu Magalhães, abre-o lá. Vamos meter mãos à obra!

pen_usb


Antes de começares a formatar a pen deves ter a certeza que tudo o que tens lá dentro da Pen, já não te faz falta. Não vá depois, andares à procura da fotografia da tua namorada e já a teres apagado… vais ter problemas :D. Se achas que tens lá dentro algo que possas vir a precisar, primeiro copia isso para uma pasta no computador. Basta ligares a Pen, ela vai abrir o conteúdo e o que encontrares, arrasta para pasta que criaste no computador.

Agora que tens a certeza que podes limpar (formatar) a Pen sem perder os dados importantes, vamos tratar de te guiar. Começa por abrir o explorador de ficheiros do Windows na zona O meu Computador.

Para isso basta que faças um duplo clique com o teu rato no ícone “O Meu Computador” que está no Ambiente de Trabalho do Windows, aquele sítio onde estão todos os ícones.

formatar__pen_1

Abre então O Meu Computador e procura a tua pen (repara que às vezes diz Disco Amovível, é isso). Depois de encontrada deves clicar com o botão direito do rato em cima desse ícone.

Vais ver um novo menu, o menu de contexto (uma especie de cortina com algumas opções), e vais ter acesso a várias dessas opções. A que pretendemos é Formatar. Repara na imagem em baixo para perceberes o que é um menu de contexto.

formatar__pen_2_small

Ao escolheres essa opção, é apresentada uma nova janela onde irá dar inicio o processo de formatação. São apresentadas as informações da tua pen, não mexas aí, isso não é importante!

Existem apenas duas opções que podes mudar: uma é o nome da tua Pen, podes por o teu nome, chega o primeiro, tipo Carlos, depois podes meter o “pisco” naquela opção que diz Formatação Rápida.

formatar__pen_3_smallDepois de feitos estes passos, como vistes são fáceis, verdade? Resta apenas dares o clique no botão Iniciar e o processo arranca.

formatar__pen_4_smallComo o Windows não quer que aconteçam azares e que o teus dados dados sejam perdidos, ele também faz uma aviso, mas tu já sabes, podes ignorar, mas nunca é demais teres isso em atenção!

Se tens a certeza de que os ficheiros podem ser eliminados então só tens de clicar em OK.

formatar__pen_5_small

O processo de formatação é rápido, mas quanto mais espaço a pen tiver mais ele demora. São apenas uns “pequenos” segundos. Tem calma, aproveita e vai lanchar!

Se não fores lanchar, vê o progresso na barra verde, que te mostra o tempo que falta!

formatar__pen_6_small

No final do processo e se tudo correu bem, é apresentada uma mensagem a dizer-te isso. Carrega em OK e depois no botão Fechar.

Como viste é muito simples formatar uma pen e tu fizeste-o com mestria, já não precisas de estar sempre a pedir ao pai ou à mãe, se calhar até já os podem ensinar não?

Lembra-te de verificar os ficheiros que estão lá antes de a formatares e tudo vai correr bem. Em caso de dúvida, mais vale pedires ao pai ou à mãe que façam uma cópia do que lá tens e depois mostra-lhes este guia, para te ajudarem se te sentires inicialmente indeciso.

Boas formatações 🙂

Arquivado na categoria: O meu computador


6 Comentários

  1. Filho – Olha pai… Já consigo formatar uma pen! Vês???

    Pai – Boa filho. Então e que pen formataste?

    Filho – A tua. 😉

    hehehe 🙂

  2. Grande ideia esta do Pplware kids!Parabens à equipa

  3. Bem, o próximo passo seria ensiná-los a copiar documentos para a pen, visto que muitos, sejam eles adultos ou crianças, me pedem para os ensinar. Para os entendidos parece uma coisa banal, no entanto não é bem assim para toda a gente.

    Parabéns pela iniciativa!

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.