Aprende a criar uma partição no teu disco rígido! | Pplware Kids

Aprende a criar uma partição no teu disco rígido!

Olá amigos! Tudo bem?
O Windows é um dos Sistemas Operativos mais completos a nível de funcionalidades e, muitos de nós usamo-lo. Os nossos computadores estão recheados de ficheiros dos mais diversos tipos e, por vezes necessitamos de formatar e, ou perdemos os ficheiros todos ou temos que os guardar antes de uma formatação.

Mas, não é necessário que tudo assim. E se nós pudéssemos dividir o nosso disco rígido de forma a criar uma parte só para guardar os ficheiros? É isso que hoje te vou ensinar a fazer no teu computador!

How to recover hard drive partition


A divisão de um disco rígido em partes chama-se criação de partições. Uma partição é uma parte do disco rígido com x espaço deste!

Antes de começares a criar uma partição no teu disco rígido é extremamente aconselhável que o desfragmentes (vê aqui como fazer).

Passo 1

Em primeiro lugar, temos que ir ao Painel de Controlo. Para isso, coloca o rato no canto superior direito ou inferior direito do ecrã e vai a Definições e depois Painel de Controlo. Isto, no Windows 8. Em versões anteriores, acede ao Menu Iniciar e depois abre o Painel de Controlo.

PART (1)Passo 2

Agora que já abriste o Painel de Controlo, clica na categoria Sistema e Segurança. Caso o teu painel de controlo não esteja como na imagem seguinte, clica em Ver por: e depois seleciona Categoria.part (11)Passo 3

Agora, desces até ao final da categoria e, na aba das ferramentas administrativas, clica em Criar e formatar partições do disco rígido. Esta ação ir-te-à pedir permissão de administrador.
part (12)

Passo 4

Depois da janela da Gestão de Discos carregar, escolhe o volume que vais diminuir ou seja, escolhe qual a partição que vais diminuir e faz nela clique direito e depois, Reduzir volume. 

Depois vai-te aparecer uma janela semelhante à seguinte onde vais colocar o tamanho que vais reduzir. Depois clica em Reduzir.

1- Não mexas na partição “Sistema Reservado”.

2- Cuidado quando diminuíres a partição! Certifica-te de deixar no mínimo 1GB livre na partição do Disco Rígido!


part (13)

Passo 5

Depois da redução efetuada, ir-te-à aparecer um espaço “Não alocado”.

part (14)Neste, vais fazer um clique direito sobre ele e selecionar Novo volume simples e vai aparecer uma janela semelhante à seguinte onde deves clicar em Seguinte.

part (15)Passo 6

Coloca o tamanho do volume a ser criado, em MB. Podes colocar todo o espaço que diz em Espaço máximo em disco. Clica em Seguinte.

part (16)

Passo 7

Agora, seleciona a primeira opção e atribui uma letra (qualquer uma das disponíveis) à nova unidade.

part (17)

Passo 8

Agora vais ter que formatar a partição (isto não vai afetar as outras partições). Clica na segunda opção e onde diz “Novo Volume”, atribui um nome que queiras. Confirma com Seguinte e depois em Concluir.

part (18)

Agora, se fores ao O Meu Computador ou Este PC, vais encontrar a unidade recém-criada.

part (19)Agora, podes armazenar todos os dados que queiras nessa unidade e, quando formatares o computador, podes manter esse unidade intacta mantendo assim, os seus ficheiros.

Esta é uma forma bastante simples de assegurar que não nos vamos esquecer dos ficheiros quando formos formatar o computador e até fica mais simples organizar o computador com uma unidade específica para os ficheiros.

 

Arquivado na categoria: O meu computador


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×