10 mitos sobre computadores que perduram no tempo [Parte 2] | Pplware Kids

10 mitos sobre computadores que perduram no tempo [Parte 2]

Quando algo perdura no tempo, geralmente é sinónimo de, ou ter sido algo excelente, ou algo terrível. Cientistas brilhantes e desastres naturais, por exemplo. Mas, por vezes, existem coisas que se mantêm na mente das pessoas, mas que não estão corretas.

Hoje trazemos a segunda parte de “10 mitos sobre computadores que perduram no tempo”. Não se esqueça de conferir a primeira parte com outros 5 relutantes mitos.

mitos


6. O seu computador está lento? Então é vírus

Geralmente, quando um computador está lento, há sempre alguém que acaba por justificá-lo com a presença de vírus e malware. Mas tal também está incorreto. Normalmente, os vírus têm como objetivo a obtenção de informações pessoais. Para o conseguirem devem agir o mais discretamente possível.

Concluímos então que para agir discretamente não se deve fazer notar tanto. Geralmente, a lentidão de um computador justifica-se com o número de programas que estão definidos para iniciar durante o arranque do SO.

A causa de um computador lento não é, necessariamente, a presença de um vírus. Não significa que não existam tipos de vírus que tornam o computador lento.

7. O Antivírus protege-me 24/7

antivirus

Apesar de já existirem pessoas que têm a noção de que um antivírus é o último recurso para proteger um computador de uma praga, há ainda que acredite cegamente que estes vão proteger o equipamento de todos os tipos de malware.

Até a própria Symantec já declarou que o seu próprio antivírus, o Norton Antivirus, um dos mais utilizados a nível mundial, não consegue impedir inúmeros tipos de ciberataques.

Nem o Norton, nem nenhum antivírus, consegue proteger uma máquina de todos os tipos de ataques. O pior de tudo é que a maioria dos antivírus nem consegue impedir softwares invasivos de se instalarem silenciosamente juntamente com outros softwares.

Esta é a dolorosa verdade, mas a maioria das ações cabem-lhe a si: tome cuidado enquanto navega na Internet. Brevemente, escreveremos um artigo sobre boas práticas online.

8. Preciso de codecs para ver filmes online

codecs

Há alguns anos atrás, eram precisos imensos codecs para poder ver vídeos online. Eram precisos RealPlayer, QuickTime, DivX Player, entre outros. Alguns sites pediam o Java, mas cada vez isso acontece menos.

Atualmente, tecnologias como HTML5 e Flash, nomeadamente o primeiro visto que o último está a tornar-se obsoleto, são capazes de reproduzir vídeos sem necessidade de dependências externas.

Codecs só são necessários quando se descarrega um ficheiro para o computador e, mesmo assim, a maioria dos reprodutores de vídeo, como o VLC, já trazem uma quantidade suficiente de codecs embutidos, sem serem necessários instalar outros.

9. O meu PC consome muita memória RAM. Algo está mal

Cada vez mais, os computadores têm mais memória RAM: 4GB, 8GB, 16GB, 32GB, por aí fora. Mas, há medida que o número de GBs aumenta, parece que o consumo de recursos no nosso computador também aumenta.

Tal é cada vez mais comum, mas não é necessariamente algo mau. Alguns programas são concebidos para alocarem mais recursos na memória RAM de forma a terem melhor performance.

A não ser que o seu computador tenha um desempenho abaixo da média, é que poderá haver algum problema de software ou, até mesmo, de hardware.

10. Ferramentas pagas melhoram o desempenho do PC

pc-doente

Ferramentas pagas que prometem melhorar o desempenho do disco rígido não valem muito a pena. Na maioria das vezes, o valor dessas aplicações pode ser utilizado para comprar discos de alta performance, como os SSD, atualizar o computador e ganhar desempenho. Guarde o dinheiro para investir em boas melhoras no computador.


Conhecia algum destes mitos? Se sim, acreditava nalgum deles? Conhece mais?

Arquivado na categoria: O meu computador


6 Comentários

  1. Boa tarde,

    Tenho um PC due core com 2 gigas de ram DDR2. Se adquirir um disco ssd consigo instalar neste pc e consequentemente obter melhorar performance?

  2. O psafe é um recurso essencial para o meu pc, junto com o malwarebit. <Mas o bom senso ainda é o mlelhor antivírus.

  3. Não é um mito mas uma verdade é que, reiniciar o pc resolve 90% de qualquer dos seus problemas.

    outro mito:
    “ter muitos icones no ambiente de trabalho faz o pc ficar lento”
    Na realidade, na maioria das vezes o que faz o pc ficar lento pode também ser muitos programas no arranque automático/ startup, assim como pobre gestão da memoria ram ou baixa memoria virtual

    • Dizem q n existem bruxas mas q há há. Se o desktop/ecran estiver cheio de atalhos é uma coisa, mas se estiver cheio de pastas ou ficheiros q tenham um consideravel tamanho este vai influenciar o desempenho do SO. assim como toda panoplia de pí de efeitos q ficam todos mito giros mas se a placa gráfica n estiver á altura, é p andar de triciclo. O Ecran deve ter uma imagem, preferencia o mais escura possivel (p n cansar a vista), a menor resolução (p poder ser + rápido) e o menor nº de atalhos (preferencia sem ficheiros, par ase tornar + leve p o SO lidar), e principamlmente não deve ser partilhado (p n permitir acesso indevidos aos privilegios). Pois deste local acede-se a todo lado do SO.
      Quanto a mitos, é como as lendas. Os tempos vão evoluindo e determinadas situações tornam-se mitos. Dantes os programadores tinham o cuidado de utilizar rotinas/algoritmos curtos/eficientes e rápidos. Agora não se preocupam pois como o tempo é dinheiro, e sai + barato a RAM e o espaço em HD q o problema pressiste quando o utilizador julga q esta num SO multitarefa e este está e m mono tarefa. n por falta de ram mas por choques de posicionamentos e de recursos aos recursos fisicos do hardware e relacao com o software. Assim de uma forma muito …. entendem.

  4. Dantes cheguei a utilizar 2 e 3 antivirus em simultâneo q estes n se incomodavam, agora por questões de virus e alojamento destes ou por questões de sobrevivência no mercado só de deve ter um e mesmo assim de tempos em tempos devemos mudar-nos de …
    Assim como dantes havia um pack de aplicações da PC Tools e da Norton Utilities com ferramentas XPTO que faziam TUDO. E agora para se fazer determinadas coisas (ex recoperar ficheiros, em disco ou em Pen ou SDCard) ou ajudar alguém nesse âmbito temos de recorrer a vários tipos de ferramentas e mesmo assim n fazem tudo. Sendo a mais caricata de todas a reposição ou fixação da partição do Disco FAT/NTFS/… Até nas partições NTFS existem diferenças e o tipo de partiçoes assim como a quantidade e tipo de ficheiros q se utiliza dita em parte a performance do SO independentemente deste poder ser ou n 32Bit ou 64Bits

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.