10 mitos sobre computadores que perduram no tempo [Parte 1]
Quando algo perdura no tempo, geralmente é sinónimo de, ou ter sido algo excelente, ou algo terrível. Cientistas brilhantes e desastres naturais, por exemplo. Mas, por vezes, existem coisas que se mantêm na mente das pessoas, mas que não estão corretas.
Hoje trazemos a primeira parte de “10 mitos sobre computadores que perduram no tempo”. Leia os seguintes 5 mitos e diga-nos, no final, se acreditava nalgum deles ou se conhece mais.
1. Atualizações automáticas estragam o computador
Há alguns anos atrás, atualizar o Windows ou qualquer outro software era sinónimo de uma grande dor de cabeça. Frequentemente as pessoas deparavam-se com o temido ecrã azul da morte após efetuarem uma atualização.
Atualmente, é raro encontrar pessoas a queixarem-se de que uma atualização tornou o computador inutilizável e que tiveram que reinstalar tudo do zero. É sempre recomendável manter as atualizações automáticas ativadas.
2. O Internet Explorer é o pior browser
Aquele cuja popularidade outrora fora grande, é um dos maiores alvos de gozo e chacota por utilizadores de todo o mundo. O Internet Explorer sofreu de tanto bullying que a Microsoft foi “obrigada” a livrar-se da má reputação do browser, começando do zero com um novo browser, o Edge.
Apesar de toda essa má fama relacionada com “supostos” problemas de incompatibilidade, lentidão, etc., o Internet Explorer não é tão mau quanto se pensa. As últimas versões são extremamente estáveis e adequadas para a maioria dos utilizadores.
3. Precisa desligar o computador antes de ir dormir
Nos tempos dos velhos sistemas operativos (Windosws 95 e versões anteriores, por exemplo) desligar um computador enquanto este não estava a ser utilizado era praticamente uma obrigação. Isto porque podiam surgir bugs ou até mesmo queimar peças do hardware devido à demasia de tempo ligado.
Atualmente, apesar dos nossos pais dizerem para desligar o computador quando não está a ser utilizado, não é necessário fazê-lo, porque os sistemas são capazes de gerir, de forma extremamente eficaz, os gastos de energia. Assim, até se melhora a velocidade de iniciação.
4. O seu computador está a ser alvo de ataques a cada minuto
Apesar do que muita gente pensa, os computadores não estão a ser alvo de ataques de hackers 24 horas por dia, 7 dias por semana. Aquele hacker que está escondido num quarto escuro, a comer pizza e refrigerantes todo o tempo, sempre a atacar alguém é mentira. A maioria dos ataques são, atualmente, automatizados.
5. Limpar a cache melhora a performance do computador
Muitos programas, como os web browsers, têm aquilo a que se chama cache. Uma cópia dos ficheiros para que estejam disponíveis offline. São também muitos aqueles que pensam que ao limparem a cache estão a poupar espaço no disco e a aumentar o desempenho geral do computador.
Pois bem, tal é parcialmente correto. Sim, poupa-se espaço em disco, mas, na maioria das vezes, limpar a cache obriga o programa a descarregar os ficheiros novamente, levando a que sejam consumidos mais recursos e, por sua vez, uma maior lentidão.
As atualizações automáticas faz muito pouco sentido ou nenhum para o meu caso, pois estas só devem ser feitas quando “eu” quero…