Sabe como deves ensinar os mais velhos a usar o computador | Pplware Kids

Sabes como deves ensinar os mais velhos a usar o computador

Tenho a certeza que já ouviste muitas vezes os teus pais/avós ou outras pessoas mais velhas que tu dizerem ‘sabes mais de computadores que eu’.

É natural que tu sabias mexer nos computadores mais facilmente pois a tecnologia era mais e mais evoluída que na altura deles.

Então mas podes também ensiná-los a usar o computador de forma correta! Aqui ficam algumas dicas do que deves fazer.

cotacao-de-seguro-auto-mais-online


Dica 1

A primeira vez que estiveres a ensinar alguém a lidar com o computador, é importante que ensines o mais básico e mais fácil de executar, sem utilizares uma linguagem “técnica”, mas sim linguagem acessível. Há que ter em conta que, a pessoa que está a ser ensinada pode nunca ter tido a oportunidade de mexer num teclado, e não sabe o que é “enter”, “espaço”, “delete”, entre outros. É importante informar e esclarecer tudo à pessoa, dando informações do género “Um computador funciona assim…, liga-se/desliga-se desta forma…”. Caso seja necessário, e para a pessoa poder praticar em casa, pode sempre ir tomando notas do que lhe é ensinado.

Dica 2

Para muitos de nós, os atalhos no teclado são geniais. Mas decerto que quando nos iniciámos na informática, também aprendemos uma coisa de cada vez. Por isso também te aconselho a que, quando ensinares as pessoas mais velhas (e aqui temos que ter em atenção alguns problemas de memória que possam existir), utilizes o rato para as operações, e não os atalhos do teclado, pois podem ser mais confusos e desmotivar a pessoa a aprender.

img_02

Dica 3

Esta terceira dica, dedica-se à prática de digitação. Isto é, nós sabemos que, se hoje escrevemos rápido no computador, isso deve-se aos muitos anos e prática que nele temos. Pois, ao ensinarmos pela primeira vez alguém, essa pessoa estará, durante alguns minutos, a escrever uma frase ou até 2/3 letras, isto porque nunca passou pela experiência. Desta forma, ao ensinares uma pessoa mais velha, ou mesmo de outra idade, deves desafiá-la a praticar a digitação, isto é, a escrever uma frase ou duas por dia. Não deves esquecer (pois podem haver problemas de acuidade visual), de colocar fontes grandes e o texto sempre visível, para motivar e promover à continuação da prática.

Dica 4

Depois das dicas mais básicas, chega a hora de entrar na Internet, e explicar o que é esse Mundo completamente diferente. Nesta fase pode-se começar por indicar como entrar na Internet (indicar o Icone, por exemplo), e, uma vez a navegar, mostrar alguns sites úteis (também adequados aos interesses da pessoa que está a ser ensinada), como por exemplo, sites de informação, entretenimento, desporto, culinária, pesquisa, etc.! Mas, de forma geral, é importante informar o que é a Internet, e de que forma é que, esta rede, funciona.

Dica 5

Apesar de ser a última, esta dica não deixa de ser muito importante. Aconselho-te a que, quando ensinares alguém mais velho a lidar com computadores e Internet, os incentives a continuar a praticar. É errado pensar-se que uma vez aprendido, nunca se esquece, pois com os computadores não é assim. É necessário praticar-se para se saber e não se esquecer. Então é importante que, em tempos livres, lhes peça para irem explorando coisas no computador. A instalação de serviços de conversação e redes sociais (Facebook) é também um grande motivador para passarem mais tempo no computador e irem percebendo mais a dinâmica deste.

Arquivado na categoria: Educação, Kids


1 Comentário

  1. elaine aparecida da rosa

    tenho essa dificuldade. hoje, na terceira idade estou com muita dificuldade de assimilação de todos os passos. arquivar salvar abrir pasta e muitas outras aprendo e, esqueço como se não tivesse visto isso na minha frente. até colocar o pendrive quase quebrei a peça. minha sobrinha de 7 anos colocou para mim. então, procurei no youtube como passar do word para pendrive e não consegui entender nada. eles ensinam com rapidez e não dá para acompanhar. acredito que o cérebro é muito lendo na terceira idade. e vou deixar o meu trabalho devido a própria dinâmica do trabalho que exige rapidez e não estou cumprindo o prazo, dessa forma estou pedindo minha demissão.oh que saud
    ades da minha juventude. kkkkk

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×