Sabe porque é que janelas dos aviões são redondas? | Pplware Kids

Sabe porque é que janelas dos aviões são redondas?

Para quem costuma viajar de avião há muitos pormenores no interior da aeronave que dão que pensar.  No que diz respeito às janelas, sabe porque é que as mesmas não são quadradas ou rectangulares, tal como acontece em alguns carros?

flying-tips-post-1


O facto dos aviões terem janelas redondas/ovais deve-se à resistência, ao nível da pressão, da mesma comparativamente a janelas quadradas ou rectangulares.

Segundo o Travel + Leisure, destacado pelo jornal Publico,  “os cantos aguçados das janelas quadradas ou rectangulares são naturalmente mais fracos: tratam-se de pontos de concentração de pressão que tendem a enfraquecer devido à pressão atmosférica”. Assim, a escolha de janelas redondas/ovais para aviões é a mais acertada uma vez que conseguem também distribuir melhor a pressão.

Mas nem sempre foi assim…

Tal como recorda o jornal Publico, os primeiros aviões comerciais, dos anos 1950, utilizavam janelas quadradas. O modelo de Havilland Commet, por exemplo, desenvolvido nos finais dos anos 1940, foi o primeiro avião a jacto a prestar serviço comercial e tinha janelas quadradas.

dehavilland_comet1

Estes aviões tiveram sérios problemas sendo que dois exemplares quebraram-se mesmo a meio de um voo, causando a morte dos passageiros. De acordo com algumas investigações realizadas, concluiu-se que os cantos das janelas racharam num ângulo de 90º devido às mudanças de pressão constantes durante o voo.

Arquivado na categoria: Kids


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.