No futuro, os robôs vão sentir dor | Pplware Kids

No futuro, os robôs vão sentir dor

Desde há muito tempo que assistimos a filmes como a Inteligência Artificial, onde os robôs ganham vida, têm sentimentos e substituem até os próprios humanos.

Esta realidade que parece apenas coisa de cinema pode estar mais próxima do que aquilo que se podia imaginar.

robô_dor_1


Cientistas alemães estão a desenvolver um sistema nervoso artificial para que os robôs do futuro sejam capazes de sentir dor.

Esta “sensação” será fundamental para que os robôs respondam de forma mais rápida a avarias e para que sejam capazes de proteger os humanos, que cada vez mais trabalham lado-a-lado com esta tecnologia.

robô_dor

Os cientistas envolvidos na investigação apresentaram, numa conferência sobre robótica na Suécia, um robô com um sensor no braço capaz de captar variações de pressão e temperatura, a base daquilo que será o robô capaz de sentir dor.

O sistema baseia-se, de uma forma geral, em pesquisas sobre a dor que os humanos sentem, para que os robôs sejam capazes de avaliar estados e variações físicas imprevistas e, posteriormente, avaliar o dano potencial por eles causados.

“Fazer com que um robô aprenda é um dos desafios mais difíceis, mas é fundamental, porque os torna mais inteligentes”
Referiu uma das investigadoras envolvidas no projecto

Via BBC

Arquivado na categoria: Kids


1 Comentário

  1. Uma sensação de dor não é uma reação inteligente que seja ligada à Inteligência Virtual. É uma ação reativa. Não vejo porque não adoptar os robos desse sentido. Mas o que fazer e em que situações com esses sentidos, isso sim. Já tem haver com a I.V.
    Dos 5 sentidos humanos já têm, a visão e a audição. Está em vias de terem também o tato. Só falta mesmo o olftato (acho que também já vi indícios dessa evolução algures) e apurar o paladar (eu disse apurar? 😉

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×