No Árctico o gelo está a ficar cor-de-rosa. Saiba porquê! | Pplware Kids

No Árctico o gelo está a ficar cor-de-rosa. Saiba porquê!

Este ano está a ser preocupante a nível ambiental: nunca houve um ano com níveis de gelo tão baixos no Árctico.

Mas agora, além do problema da falta de gelo, está a ocorrer um fenómeno que tem feito com que o gelo nesta região esteja a ficar cada vez mais cor-de-rosa. Conheça as causas.

watermelon snow



As causas de tal fenómeno apontam para um único “culpado”: o aquecimento global.

O resultado de uma investigação publicada na Nature Communications por cientistas ingleses e alemães revela que o aquecimento global tem provocado o desenvolvimento de um tipo de algas que está na origem da cor rosa que se está a propagar pelo gelo do Árctico.

Foram analisadas amostras de 16 glaciares da Suécia, da Gronelândia, da Islândia e da Noruega de onde se concluiu que a neve melancia (watermelon snow, como é apelidada) resulta das algas Chlamydomonas nivalis. Este tipo de alga tende a mudar de cor quando entra em contacto com o sol, passando do verde para o vermelho.

gelo_arctico

O problema é que a propagação desta alga e a mudança de cor do gelo poderá agravar ainda mais a situação de degelo que a região enfrenta, já que o gelo rosa absorve em média mais 13% de calor que o gelo branco, segundo os investigadores.

Arquivado na categoria: Kids


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×