Não é capaz de se deitar nem de acordar cedo? | Pplware Kids

Não é capaz de se deitar nem de acordar cedo?

Por mais que tente, não se consegue deitar cedo? Se se deita cedo, não consegue adormecer e mesmo que consiga, no dia seguinte continua a não se conseguir levantar antes do meio-dia?

Parece que a ciência consegue explicar isto.

sono


De uma forma geral, as pessoas mais produtivas e que fazem render melhor as suas horas acordadas são aquelas que dormem 8 horas por noite, normalmente no período das 23h às 7h. Aqui começa o problema: mas quem é que se deita às 23h?!

O nosso sono é “comandado” por uma hormona que regula o chamado ritmo biológico, proporcionando-nos a vontade de dormir: a melatonina.

Normalmente, esta hormona começa a ser produzida por volta das 21h e, 1 hora e meia depois é a altura ideal para deitar. Esta é a fase em que o movimento dos intestinos diminui e a temperatura corporal começa a baixar. Por volta das 4h da manhã, a pressão arterial atinge o seu pico para que, a partir das 7h da manhã, a pessoa comece a despertar, um processo que demora cerca de 3 horas até a pessoa estar totalmente desperta.

despertador

Contudo, as vidas agitadas (ou nem tanto) “obrigam-nos” a lutar contra o sono, a deitar tarde, baralhando todo o processo biológico. Ora, se uma pessoa tem que começar a trabalhar às 9h da manhã e se deitou às 2h, não vai conseguir dormir as horas suficientes, para que o processo anteriormente descrito seja entendido pelo corpo, criando assim uma sensação de sonolência e cansaço mais prolongada que as pessoas que se deitam mais cedo.

Por causa destas pessoas, que já não se conseguem deitar cedo e dormir as horas desejáveis para a sua saúde e bem-estar, existe já mesmo um grupo, o B-Society, que defende que deveríamos trabalhar e viver de acordo com o nosso melhor horário de funcionamento, e não como os horários padronizados pela sociedade.

Concorda com esta ideia?

Fonte: Vox

Arquivado na categoria: Kids


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.