Icebergue poderá desprender-se a qualquer momento da Antártida | Pplware Kids

Icebergue poderá desprender-se a qualquer momento da Antártida

De acordo com cientistas da Universidade de Swansea, Reino Unido, um icebergue com cerca de cinco mil quilómetros quadrados poderá desprender-se da Antártida a qualquer momento. Neste momento, segundo os cientistas, este bloco está apenas preso por 20 quilómetros de gelo.

91039


Com uma dimensão idêntica ao Algarve  e considerado como sendo um dos dez maiores, este Icebergue localiza-se na maior plataforma de gelo no norte da Antártida e tem ajudado a travar o fluxo dos glaciares – rios de gelo – que estão por detrás destes. Baptizado como Larsen C, este bloco tem 350 metros de espessura e o facto de estar a desprender-se deve-se a um fenda que aumentou significativamente no mês de Dezembro de 2016.

ice-shelf

Desde há muitos anos que os investigadores têm observado a fenda no Larsen C que aumentou após o colapso do Larsen A. O terceiro segmento, o Larsen B desintegrou quase na totalidade em 2002. O perigo de desintegração é enorme e, a acontecer, além de criar pequenos icebergs e fragmentos, deixará também de travar o fluxo dos glaciares.

Arquivado na categoria: Kids


Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.