Estrada Solar: para que serve? | Pplware Kids

Estrada Solar: para que serve?

A França inaugurou, recentemente, a primeira estrada solar do mundo. Este projecto, ainda em fase de testes, foi inaugurado na Normandia, na cidade de Tourouvre, mas outras cidades (e outros países) receberão este tipo de estradas no futuro.

Mas para que serve uma estrada coberta de painéis solares?

estrada-solar


Ao longo de um quilómetro de estrada, numa pequena cidade francesa na Normandia, foram colocados painéis fotovoltaicos, naquela que se tornou assim na primeira estrada solar do mundo. Para que se possa circular nesta estrada, os painéis solares foram cobertos com uma camada de resina, que serve essencialmente de protecção deixando os raios solares penetrarem.

Esta foi uma obra desenvolvida pela sociedade Colas, do grupo francês Bouygues, numa parceria com o centro de investigação público CEA Tech e teve um custo de cinco milhões de euros, cobertos por uma subvenção do estado francês.

Se por um lado há quem não veja nesta estrada mais do que o investimento excessivo, desnecessário e até ridículo, a verdade é que esta pode ser uma boa solução para o aproveitamento das energias renováveis.

Segundo a empresa responsável pelo projecto, estes painéis solares de estrada serão capazes de produzir energia suficiente para garantir a iluminação pública de uma cidade com cinco mil habitantes.

Ao invés de se estarem a ocupar espaços agrícolas ou a desflorestar terrenos, estar-se-à a dar uma segunda utilização às estradas, que ganham uma segunda utilidade, sem colocar mais em causa o meio ambiente.

A partir de agora, esta estrada estará a ser submetida a provas de resistência e de capacidade de produção de energia. Um teste que irá ser feito durante os próximos dois anos.

Arquivado na categoria: Kids


Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.