Estão a insultar-me na Internet. O que posso fazer? | Pplware Kids

Estão a insultar-me na Internet. O que posso fazer?

Por ser uma ferramenta fácil e simples de aceder, onde muitas vezes as pessoas escondem a sua identidade e, porque atrás de um monitor todos temos mais coragem, muitas vezes acontecem situações menos agradáveis como insultos, agressões verbais, humilhação, entre outros.

Quando isto acontece, e por ser via Internet, designa-se Cyberbullying.

Aqui ficam algumas dicas do que podes fazer quando percebes que estás a ser insultado/a pela Internet.

319145-cyber-bullying

Já aqui falámos do Cyberbullying, mas nunca é demais voltar a falar deste problema que cada vez mais se ouve falar que ocorreu.

Assim, o Cyberbullying é a utilização dos meios de comunicação (internet, redes sociais, sms, email, etc), para a divulgação de informações difamatórias/agressões contra determinada pessoa, com o intuito de lhe causar mal-estar.

Comparativamente o Bullying, no Cyberbullying o agressor vale-se das tecnologias para se manter no anonimato, e por vezes isso pode agravar a intensidade das agressões.

Então, se sentes que estás a ser vítima deste género de agressões, insultos, humilhação, aqui ficam algumas coisas que podes e deves fazer:

  • Contar ao Pai, à Mãe e, caso seja alguém da escola, aos Professores

Os teus pais devem saber logo destas situações para mais facilmente te puderem ajudar a resolver este problema. E, se é alguém da escola que te está chatear, podes também, para além do pais, contar aos teus professores.

  • Reportar a Agressão

Em muitos locais da Internet, como as redes sociais, podes denunciar a pessoa em questão e/ou a publicação que ela fez. Assim comunicas que algo de errado se está a passar

  • Ter o computador num local comum e movimentado de casa

Eu sei que tu queres ter a tua privacidade, mas também é importante que não estejas fechado no teu quarto quando alguém te está a agredir/insultar na Internet. É importante que tenhas o computador num local onde os pais estejam também para, caso aconteça alguma coisa, eles também estarem presentes para te ajudar a lidar com a situação.

  • Não partilhes os teus dados pessoais

Não coloques muita informação pessoal na Internet como número de telefone, morada, nome dos pais, etc. Nem na Internet nem as divulgues facilmente por outras vias. Se são pessoais deves guardá-las pois essa partilha pode também ser uma ‘arma’ de quem quiser fazer mal.

  • Guarda as mensagens dos insultos

Podem não ser muito agradáveis de ler, mas são uma prova caso o assunto se torne mais problemático e necessite da intervenção de entidades especializadas.

  • Muda de password/de email/numero de telemóvel

Quando sentires que o agressor já está a usar o teu e-mail, número e outras informações contra ti, para além das dicas acima, podes também alterar o teu email, password ou mesmo número de telemóvel

Existem mais coisas que podes fazer, mas estas são as principais e lembra-te que não deves baixar os braços e aceitar aquilo que te estão a fazer. Reage e diz não a estas agressões!

Caso aconteça alguma situação e que queiras contar-nos, está à vontade para me enviares um e-mail: marisa.pinto@pplware.com

 

Arquivado na categoria: Kids, Pais e Professores, Segurança


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.