Dia Internacional da Família – O papel da tecnologia | Pplware Kids

Dia Internacional da Família – O papel da tecnologia

Hoje, dia 15 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Família. Esta data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, e celebra-se desde 1994.

Mas numa época em que se aponta constantemente o dedo à tecnologia no seio familiar, será que só existem malefícios?



O papel positivo da tecnologia no ambiente familiar

Numa altura em que se fala tanto dos “malefícios da Internet” no seio familiar há que saber ao certo de que forma a tecnologia influencia a família.

O “boom” da Internet surgiu nos anos 90 e, a partir daí, o crescimento da sua utilização foi notório, inclusive no espaço familiar.

Até então, famílias divididas pelos mais diversos motivos, desde profissionais a económicos, não se falavam muitas vezes. Havia contacto por carta ou por telefone de quando em vez já que os telefonemas eram, nessa altura, ainda muito caros.

A satisfação de ouvir a voz de um ente-querido que estava longe era grande mas sabia a pouco. As saudades só eram realmente esbatidas quando chegava a hora das tão aguardadas férias.

 

Com o aparecimento da tecnologia, tudo se tornou mais fácil

Com o avanço da tecnologia e o aparecimento de ferramentas como o Skype tudo ficou mais fácil. O conseguir ver a pessoa em tempo real acrescenta outro tipo de emoção, dá a sensação de que a distância não é tão grande, e isso é uma mais-valia para quem deseja ter por perto os seus familiares e amigos, estreitando assim o seu relacionamento.

 
Hoje em dia, Skype, Faceboock Messanger, WatsApp, Google Hangouts, são exemplo, de algumas ferramentas utilizadas por um enorme número de pessoas. Ferramentas essas que se tornaram fundamentais e imprescindíveis para quem tem o conceito de família bem presente e quer ter o mais perto possível de si quem ama e quer bem.

Outra mais-valia que a tecnologia tem é o facto de podermos, em família, fazer diversas outras coisas como, jogos, compras, procurar locais de férias, basta para isso ter vontade de estar em família.

 

A importância do Ambiente Familiar

Mas, como em tudo, cada pessoa faz a utilização que mais lhe convém. Se o ambiente familiar não é o mais saudável, a verdade é que é possível afastar-se dos que estão fisicamente próximos e, através da tecnologia conseguir trazer para perto pessoas que estão distantes.
Assim, há que procurar um interesse comum a todos os membros da família e a forma mais saudável de utilizar a tecnologia para os manter unidos.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids.

Arquivado na categoria: Kids


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.