Conhece todos os géneros de teclados que existem | Pplware Kids

Conhece todos os géneros de teclados que existem

Olá pequenino, como estás?

Pronto para mais um post sobre informática?

Hoje o tema são os teclados. Se olhares bem para o teu teclado, provavelmente as primeiras letras dele são estas QWERTY certo?

Pois é, então o teu teclado chama-se mesmo um teclado QWERTY, mas existem muitos outros, queres saber quais são e quais as diferenças?

Então lê o resto o post e vês as imagens 🙂

key


Teclado DVORAK

dvorak

O teclado Dvorak é a mais famosa e conhecida alternativa ao teclado QWERTY, no entanto é usado por muito poucas pessoas. O layout é da autoria do americano August Dvorak, na década de 1930. Para o criador, este teclado teve necessidade de existir devido ao aumento da velocidade da escrita e assim devia ser criada uma nova disposição de letras e números. A ideia era, então, aumentar o conforto do utilizador e diminuir os erros. O layout do Dvorak foi criado também a pensar na língua inglesa, concentrando as letras mais usadas no alfabeto inglês. A quem interessar, este teclado pode ser encontrado para compra, e há mesmo softwares que permitem o seu uso.

Teclado COLEMAK

Colemak

Tendo por base o QWERTY, o teclado Colemak foi desenvolvido por Shai Coleman em Janeiro de 2006, sendo a principal diferença a mudança de 18 letras e manutenção das posições da maior parte dos caracteres não-alfabéticos. O grande objectivo do Colemak é concentrar a maior parte das letras usadas na língua inglesa na linha central do teclado, de forma a agilizar a digitação. Como se pode verificar, é inexistente a tecla Caps Lock, e, por sua vez, existe um botão adicional de Backspace. O Colemak é suportado pelos Sistema Operativo Chrome, GNU/Linux e Mac X Lion.

 

Teclado MALTRON

maltron

 

Este ‘estranho’ teclado, mas referenciado como ergonómico (quem o utiliza diz que se ajeita a ele), foi desenhado por Lilian Malt e Stephen Hobday, na década de 1950, com o intuito de prevenir problemas causados por movimentos repetidos com muita frequência, durante a escrita. O teclado Maltron foi pensado também para a digitação de duas mãos, estando estas de palmas abertas. A empresa criadora desenvolveu vários formatos deste teclado. Existem géneros de Maltron para se digitar com apenas uma mão, com a direita, com a esquerda, outro com três grupos de caracteres e ainda dois grupos de teclas deslocadas, como se vê na imagem, para uso dos polegares.

 

Teclado JCUKEN

Jcuken

 

Este curioso layout foi criado, especialmente, para uso da URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Uma vez produzido internamente, a distribuição só foi realizada para países do Leste Europeu. A grande vantagem do Jcuken, é permitir a combinação do alfabeto cirílico com o alfabeto latino. O Jcuken é apenas compatível com computadores UKNC, computadores soviéticos.

 

Teclado NEO

neo

Desenvolvido pela empresa alemã Neo Users Group, o teclado Neo suporta todas as línguas latinas, para além da linguagem vietnamita e ainda algumas línguas africanas. O seu layout foi pensado na língua alemã, (podemos ver o ß, característico do alemão), e ainda teve como objectivo deixar mais próximas todas as letras mais usadas nesse idioma. O Neo ainda hoje é produzido e já teve duas actualizações.

Sabias da existência destes outros géneros de teclados? Qual mais gostaste?

Arquivado na categoria: Kids, O meu computador


2 Comentários

  1. Falta o AZERTY e o QWERTZ

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×