Aplicações para ajudar crianças com Dificuldades de Aprendizagem [Parte I] | Pplware Kids

Apps para ajudar crianças com Dificuldades de Aprendizagem [I]

Aplicações ajudam a estimular crianças com dificuldades de aprendizagem, raciocínio lógico, interação etc.

Não é novidade nenhuma que as crianças ADORAM tudo o que esteja relacionado com as tecnologias, adoram os smartphones, os tablets, os pcs… então é muito vantajoso que se utilizem estas ferramentas para as motivarmos e estimularmos no seu estudo, essencialmente quando as crianças e jovens têm dificuldades de aprendizagem.

Como psicóloga que trabalho com crianças, recorro muito frequentemente ao iPad para fazer esse trabalho e posso garantir que os resultados são bastante positivos, uma vez que a criança associa a tecnologia a algo divertido e assim fica mais motivada para aprender!

Este primeiro artigo vai mostrar 9 aplicações que ajudam crianças com deficiência e/ou problemas de aprendizagem.

t1larg.ipad_.children


 

1. MatrixMatch 2

MatrixMatch ajuda a desenvolver as habilidades de perceção visual, como discriminação visual. Ajuda ainda a desenvolver a atenção, a concentração, orientação espacial e princípios de classificação e categorização. Além disso, ajuda também a desenvolver funções executivas como planeamento e perseverança. O objetivo é, então, ordenar e relacionar, numa grande matriz, as formas e linhas que unidas são origem a novas figuras.

mza_6528530969310296883.320x480-75


Licença: Gratuito


SO: iOS 3.2 +


Download: MatrixMatch 2


Homepage: My First App

 

2. Match it Up 3

Match it up ajuda a desenvolver habilidades de perceção visual, habilidades cognitivas, tais como categorização, e com assistência dos pais também podem desenvolver habilidades linguísticas, por exemplo, nomear os objetos e as cores. A aplicação trabalha a relação centre determinados pares de objetos, animais, ferramentas, meios de transporte e muito mais.

mza_5641284805229466181.320x480-75


Licença: Gratuito


SO: iOS 3.2 +


Download: Match it Up 3


Homepage: My First App

 

3. Series 1

Esta é mais uma aplicação muito útil e divertida, onde as crianças podem brincar enquanto aprendem e desenvolvem capacidades cognitivas. Series 1 ensina à criança o mundo das relações e a orgazinar os objetos por forma, côr, tamanho e quantidade.

O jogo desenvolve conceitos matemáticos primários como tamanho e quantidade, habilidades de perceção visual tais como a diferenciação visual, habilidades motoras finas e, com ajuda dos pais, pode desenvolver as competências linguísticas. A aplicação está projetada para crianças com 3,5 anos de idade ou mais.

mzl.loyeqtcf.320x480-75


Licença: Gratuito


SO: iOS 4.3 +


Download: Series 1


Homepage: MyFirstApp

 

4. A La Granja

Esta é uma aplicação educativa dedicada à linguagem onde os mais pequenos pode aprender através da ilustração de animais do campo. A aplicação tem música e sons reais desses animais, e ainda texto e expressões idiomáticas que podem ser traduzidas para 6 idiomas.

Uma forma engraçada das crianças aprenderem o vocabulário de forma adaptada à idade e dificuldades.

mza_7513502890743368200.480x480-75


Licença: Pago (1,79€)

SO: iOS 4.1 +

Download: A La Granja

Homepage: Sanoen

 

5. Puzzles em 3D para Crianças 

As crianças adoram puzzles, por isso vão ficar fascinadas com esta aplicação. Indicada para crianças dos 3 aos 7 anos, a aplicação apresenta vários puzzles em 3D como cubos, esferas, pirâmides, onde o objetivo é formar imagens como animais.

É uma aplicação bastante simples, que se caracteriza pelas suas cores, dinâmica e aumento de dificuldade à medida que os níveis avançam.

mzl.ocajtsvg.320x480-75


Licença: Gratuito

SO: iOS 4.0 +

Download: Puzzles 3D

Homepage: Ar-Entertainment

 

6. My Mosaic 

A aplicação My Mosaic é um jogo que ajuda no desenvolvimento de habilidades nas áreas da perceção visual e coordenação de olho e mão. Ajuda ainda no desenvolvimento da preserverança, diligência e precisão. My Mosaic está desenhado para crianças a partir dos 4 anos, e onde os pequeninos terão que copiar uma imagem que lhe é demonstrada, a partir de pontos coloridos.

mzl.hypcluqf.480x480-75


Licença: Gratuito

SO: iOS 4.3 +

Download: MyMosaic

Homepage: MyFirstApp

7. Sort It Out 1

Sort It Out 1 vai ajudar a sua criança a saber organizar os objetos pela sua classificação, ao mesmo tempo que se diverte! Esta aplicação ajuda a desenvolver a conceitualização, perceção visual e habilidades de motricidade fina. Com a ajuda dos pais pode também desenvolver habilidades linguísticas.

mzl.ytsfzhyf.320x480-75


Licença: Gratuito

SO: iOS 4.3 +

Download: Sort It Out 1

Homepage: MyFirstApp

 

8. Jogo das Palavras

Jogo das Palavras é um jogo para crianças que os ajudará a desenvolver a sua comunicação e facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita.

Para além disso este é um jogo totalmente em português.

mzl.sithxjjn.320x480-75

 


Licença: Gratuito

SO: iOS 4.3 +

Download: Jogo das Palavras

Homepage: RPaiva

 

9. Palavras Relacionadas

Palavras Relacionadas é um jogo para crianças que as ajudará a desenvolver a sua inteligência. Neste jogo, é apresentada à criança a palavra principal e 5 palavras adicionais. A criança terá de identificar qual destas palavras não está relacionada com a principal.

Também esta é uma aplicação totalmente em português.

mzl.oaggnpzi.320x480-75


Licença: Gratuito

SO: iOS 4.3 +

Download: Palavras Relacionadas

Homepage: RPaiva

 

Este artigo não ficará por aqui pois há ainda muitas mais aplicações deste género sobre as quais iremos escrever, e agradecemos que, caso saibam de algumas, partilhem nos comentários!

Conhece mais aplicações deste género para crianças? Costuma utilizar as tecnologias para a aprendizagem dos mais pequenos?

Arquivado na categoria: Educação, Escola, Kids, Pais e Professores


13 Comentários

  1. É a brincar com estes “jogos” que, sem se aperceberem, eles estão a estudar.

  2. e para Android?

  3. Amei a dica! Adoro trabalhar com tecnologia porque atrai as crianças.
    E que venham mais dicas…
    Brigadim!

  4. muito bom esses aplicativos, mas gostaria de saber se vcs tem algum para crianças maiores meu filho já tem 10 anos, por causa de uma depressão está tendo dificuldade de aprendizagem.

      • boa tarde,adorei este blog.tenho uma filha com 8 anos,ele tem epilepsia ,,ausensias”e tem muitas dificuldades na Escola,tem apoio especial mas pouco tempo por semana.pode.me dizer se faz favor o k sera o melhor para a ajudar. desde já um mito obrigado.se me poder responder,agradeco.

        • Boa noite D. Ana Sousa,
          Desde já muito obrigada pelo comentário!
          É um pouco difícil, uma vez que não estou com a criança, saber ao certo o que ‘funciona’ para promover as capacidades que ela tem.
          Antes de qualquer dica, é importante saber se a criança tem algum défice cognitivo ou seja, se ao nível das capacidades cognitivas está preparada para a aquisição das matérias.

          Partindo do princípio que tem capacidades cognitivas, é importante adaptar as matérias (e aqui é um papel de pais, escola e técnicos só que, como dá trabalho muitas vezes é esquecido e acaba por não se fazer nada) às dificuldades que a criança apresenta, apoiando-se sempre nas capacidades e nos interesses da menina.

          Por exemplo, o que é que ela gosta de fazer? O que a cativa? Uma vez que há aqui um problema de atenção (que tem como consequência a pouca aquisição de aprendizagem e, automaticamente as dificuldades na escola pois se a criança não aprende, não compreende, não se interessa e tem dificuldades), devemos, com estas crianças, pegar naquilo de que gostam para trabalhar as áreas em que tem dificuldade (imaginemos que gosta de cores, então a partir daí vamos trabalhar os números com as cores).

          É também importante saber como é a dinâmica, quer em casa quer na escola, como é o relacionamento com os colegas, e com os professores, a criança gosta de escola? Que género de dificuldades é que tem, em que áreas? Está a ser acompanhada por quem?

          Ou seja, é muito vago quando falamos em crianças com dificuldades pois as causas podem ser muitas e nem sempre são as que estão à vista.

          Mas o conselho que lhe dou é trabalhar muito na onda do brincar, aproveitar o que a criança gosta, usar objectos e materiais muito lúdicos para que a criança não sinta que está a estudar mas sim que pode aprender a brincar, e mais importante é que são os pais que brincam com ela.

          Outra coisa que funciona bem nesta idades mais pequenas é a recompensa, ou seja, a criança tem o comportamento desejado, então tem uma recompensa (pode ser desde um doce a um brinquedo).
          Quando a criança erra, não tem recompensa, pois o objectivo é conseguir o comportamento desejado.

          • Aconselho a todos os pais e mães que queiram exercitar estes jogos com os seus filhos a consultarem um neuropsicologo para avaliar quais as capacidades cognitivas que estão menos estruturadas para jogarem os exercícios que estimulem essas zonas chave.

          • Um psicólogo também o faz 🙂 Eu faço-o eheh
            Obrigada pelo comentário! 😉

          • António Silva

            Boa noite, uma criança com dificuldade de aprendizagem devido a crises de epilepsia … quais os jogos/técnicas para estimular a aprendizagem de português e matemática? Na escola e apesar de estar no ensino especial só estimulam a parte em que ele aceita bem, TIC, Educação Visual (melhor aluno), Musica … mas NÃO ensinam absolutamente nada de matemática e português.
            Acho que é essencial ter as noções básicas para uma vida “normal”.
            Estamos a falar de um adolescente de 15anos com capacidade cognitiva de 8anos em determinadas áreas.

          • Bom dia 🙂

            Obrigada pela questão é de facto pertinente.

            Antes de mais, a nível do ensio NEE, deve ser analisado o que está previsto no PEI do aluno. Apesar de não conhecer o caso, o aluno poderá ter boas capacidades que o habilitem a aprender, mas é importante que a forma de ensino seja adaptada. Fale com o professor NEE e veja o que está previsto no PEI.

            Uma vez que fala num défice cognitivo (tem uma Avaliação recente? – menos de 6 meses) as atividades deverão ser de acordo com a idade mental, do aluno, neste caso 8 anos.

            Se quiser abordar mais especificamente o assunto, pode contactar-me por email: marisa.pinto@pplware.com

            Obrigada 🙂

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×