10 coisas que os smartphones tornaram obsoletas | Pplware Kids

10 coisas que os smartphones tornaram obsoletas

Os smartphones surgiram há relativamente poucos anos mas são hoje objectos banais nas nossas vidas. Até eles surgirem, os telemóveis davam conta do recado, uns mais evoluídos que outros, mas nenhum dessa altura trazia capacidades tão aprimoradas como os verdadeiros smartphones de hoje que são autênticos “canivetes suíços”.

Mas será que ainda se recorda que até há bem pouco tempo utilizava alguns destes objectos?

smartphone


Há um número considerável de funcionalidades nos smartphones que fazem dispensar outras tecnologias, fazendo de um smartphone um telefone realmente inteligente. Estas são as 10 coisas que entendemos terem sido realmente substituídas.

 

Câmara de “apontar e disparar”

O acto de capturar uma foto ou vídeo está mais popular do que nunca. Os actuais smartphones têm uma qualidade soberba para a dimensão e recursos que exigem, nunca imaginável há uma dezena de anos atrás, e que descartam facilmente a utilização de uma máquina fotográfica compacta.

câmara fotográfica

Não é necessário preocupação para que não esqueça da máquina fotográfica quando há uma actividade qualquer, já não precisa de copiar as fotos do cartão para o PC, fazer edição e enviar para quem se pretende… mas que trabalheira!! Basta tirar o smartphone do bolso e capturar o momento em milésimos de segundo!

O software da câmara presente nos smartphones envergonha as máquinas fotográficas, há dezenas de apps disponíveis para edição dos conteúdos multimédia e a partilha está ao alcance de 23 toques no ecrã. Em qualquer momento, a melhor câmara é sempre aquela que temos connosco, e o smartphone não falha nisso.

 

Dispositivo GPS

Os dispositivos de navegação assistida por GPS tiveram o seu tempo de antena… um curto tempo de antena. É certo que são imprescindíveis para quem lhes dá uso diariamente, mas a possibilidade de tirar do bolso um poderoso, completo e actualizadíssimo dispositivo com navegação GPS é algo notável, está sempre ao seu alcance.

GPS

A Google é ímpar na abrangência de espaços por todo o mundo e, de forma nem sempre compreensível, fornece um serviço de navegação de excelência de forma gratuita que coloca de lado um dispositivo exclusivamente de navegação GPS.

 

Leitor de música

Música nos Walkmans, leitores de CD, iPods e leitores de MP3… tudo foi colocado a um canto e prevalece o smartphone.

leitor_CD

Afinal o leitor de música nunca é esquecido em casa, está “agarrado” ao smartphone e se lá não couber toda a música de que precise, bem, tem uma Internet inteira para a guardar ou simplesmente aceder a serviços de Streaming como o Google Play Music ou Spotify.

 

Calculadora avançada

A calculadora estava tipicamente disponível em telemóveis de há 15 anos atrás. É algo que pode ser útil em variadas ocasiões mas… e se o cálculo que precisa é daqueles mais avançados e que exige uma máquina científica ou gráfica? Ou um computador?

calculadora

Hmmm, mas afinal até temos um computador no bolso, uma autêntica máquina aritmética e com grande diversidade de aplicações para cálculo numérico, gráfico, simbólico e por aí adiante. Um app barata pode fazê-lo poupar algumas dezenas de euros que seriam gastos numa máquina de calcular avançada.

 

Gravador de voz

Se precisa de gravar uma entrevista, palestra, conversa ou simplesmente gravar a sua voz, não esqueça de levar consigo o gravador. “Gravador? É para já, está mesmo aqui no bolso!”

gravador

Pode desencadear a gravação quando é atingida determinada intensidade sonora, gravar secretamente, fazer uma breve edição ao que gravou, ignorar silêncios e até reconhecer a voz e traduzir para texto. Será que ainda estamos a falar de um gravador de voz?

 

Despertador

Acordar a ouvir “priiii, priiii, priiii” deixa qualquer pessoa mal disposta para o resto do dia. E quando chega a sexta-feira à noite, se se esquecer de alterar o horário de despertar é uma grande chatice acordar cedo no sábado sem necessidade.

despertador

Os smartphones são a solução para estas questões, além de substituírem um despertador ainda o melhoram. A escolha da música, uma preparação suave para o acordar que inicia breves minutos antes da hora escolhida, a exigência de resolver um “quebra-cabeças” para se certificar que está mesmo acordado e a configuração de múltiplos despertadores são funcionalidades típicas actualmente disponíveis em smartphones. Mais uma vez, estamos mesmo a falar de um despertador?!

 

Rádio FM

Já ninguém anda com um rádio atrás para ouvir a emissão FM. Também é verdade que nem todos os smartphones têm capacidade para tal, apenas alguns Smartphones o fazem, mas mesmo que não capte verdadeiramente as ondas FM, pode ouvir centenas de rádios por todo o mundo recorrendo a uma simples app e a uma ligação de dados. Com pouco tráfego conseguirá ouvir horas de rádio.

radiofm

 

Lanterna

Lembra-se da última vez que foi à gaveta procurar uma lanterna? Ou daquela vez em que precisou dela e não a tinha no sítio e na hora que lhe dava jeito? Certamente que não lembra pois nem foi necessário, o smartphone serviu para resolver o impasse!

lanterna

O flash LED da câmara é um recurso excelente quando se trata de servir de lanterna. Mesmo que o seu smartphone não tenha, encontrará facilmente uma app que utilize o ecrã com uma cor branco e o brilho no máximo, de mudo a utilizar o ecrã para iluminar a zona que pretende.

Pessoalmente, já não me lembro da última vez que usei uma lanterna!

 

Controlo remoto

controlo_remoto

Este é um recurso exclusivo de smartphones Android, onde com um simples LED de infravermelhos consegue fazer maravilhas com todo o tipo de dispositivos que permitem esse controlo.

O “comando à distância” é tipicamente aquele objecto que nunca se sabe bem onde está, e o smartphone geralmente está sempre à mão. Pode não substituir integralmente um controlo remoto, até por questões de funções adicionais, mas certamente que continua com acesso às funções necessárias e pode dispensar o comando original sem problemas.

 

Consola de jogos portátil

Consolas portáteis Nintendo, Playstation e outras, embora ainda continuem nas lojas, estão em declínio evidente e as lojas de aplicações online dos smartphones estão carregadas de jogos a excelentes preços e muitas vezes até gratuitos.

nintendo

São milhares e milhares de jogos a que tem acesso em “3 tempos”, com registo de actividade de jogo online, capacidade de jogar online e muitas outras coisas. A consola de jogos portátil já era!


 
Há muitas outras coisas ainda por listar, como por exemplo o metrónomo e afinador no ramo da música, um contador de passos e pulsações no desporto, uma moldura onde se possa ver ao espelho (sim, a câmara frontal é óptima para isso) e até um dispositivo de diagnóstico para automóveis!

Não há dúvida, os telemóveis inteligentes são verdadeiros “tudo em um”.

Que outros dispositivos é que o smartphone dispensa na utilização que lhe dá diariamente?

Arquivado na categoria: Kids


5 Comentários

  1. Já não uso relógio.

  2. Gostei Maria Inês Coelho, não sabia q escrevia para a pplware… beijos.

  3. Uma função para mim espectacular, uso o calendário da minha conta google para registar os compromissos em agenda e eles são transferidos para o meu smart com windows mobile.
    Adeus agenda em papel.

  4. Controlo remoto depende do fabricante. Radio FM eles vao deixando de ter. Podcast vem ajudar a essa lacuna (para quem ainda gosta de radio e os Spotify e afins desta vida nao servem para muita coisa)

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.