Cubo de Rubik - Já se passaram 40 anos! | Pplware Kids

Cubo de Rubik – Já se passaram 40 anos!

Olá. Certamente conheces o Cubo Mágico que tem uma cor diferente por cada umas das suas faces. Este chama-se Cubo de Rubik, mas é mais conhecido pelo nome já mencionado. Recentemente este cubo fez 40 anos e até a Google o celebrou através de um doodle. Hoje, vamos conhecer um pouco mais acerca deste cubo.

cubo-de-rubik-00


Este cubo existe em vários modelos: 2x2x2, 3x3x3, 4x4x4 e 5x5x5 sendo que a segunda é a mais conhecida de todas. Estes modelos estão por ordem crescente de dificuldade logo, o 2x2x2 é o mais fácil e o 5x5x5 o mais difícil.

O objetivo deste cubo é conseguir colocar cada face do cubo com uma só cor ao mesmo tempo. Isto, claro,  após este ter sido misturado. Mas como começou tudo isto?

cubo-de-rubik-01

Os modelos do Cubo Mágico.

Tudo começou em 1974 quando Ernõ Rubik, professor do Departamento de Desenho de Interiores da Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados de Budapeste, teve a ideia de criar um cubo que demonstrasse perfeitamente o conceito de três dimensões aos seus alunos de arquitetura. Rubik inspirou-se no Tamgram.

O quebra-cabeças Tangram.

O quebra-cabeças Tangram.

O primeiro cubo de todos era feito de madeira e tinha cada um dos seus lados pintados com cores diferentes por Rubik. O objetivo era mostrar aos seus alunos, através das diversas cores e da rotação do cubo, os movimentos realizados. O Cubo Mágico tem 43.252.003.274.489.856.000 de combinações possíveis.

Sabes que existe um campeão do mundo como o mais rápido a “resolver” o Cubo de Rubrik?

Sem qualquer apoio por parte de terceiros, Rubik conseguiu iniciar a produção em 1978. Nos primeiros meses o Cubo de Rubik não foi muito bem aceitado no mercado. O objeto só começou a tornar-se popular por volta de 1980.

O Cubo Mágico foi e continua a ser, um dos quebra-cabeças que mais nos fazem pensar. Tu conheces, já alguma vez tentaste resolver este jogo?

Arquivado na categoria: Jogos


2 Comentários

  1. sim já tive um 2x2x2 e não o consigo resolver

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×