Tecnologia. O que é e um pouco da sua história | Pplware Kids

Tecnologia. O que é e um pouco da sua história

Uma palavra que, certamente, todos conhecem, é a palavra tecnologiaNo nosso dia-a-dia, esta palavra é utilizada para nos referirmos aos dispositivos tecnologicamente avançados que utilizamos como, por exemplo, os computadores, tablets e smartphones.

Disto tudo, surge uma pequena grande questão: o que é a tecnologia? Depois de tanto falarmos de tecnologia, será que sabemos realmente o que tecnologia significa?

O que é a tecnologia e um pouco da sua história.


De acordo com o dicionário de Língua Portuguesa Priberam, tecnologia refere-se a uma “ciência cujo objecto é a aplicação do conhecimento técnico e científico para fins industriais e comerciais.” Se perfurarmos mais este termo, descobrimos que a sua raiz é grega.

Então, a palavra “tecnologia” deriva do grego tekhne logia. O primeiro termo, tekhne, significa técnica, arte ou ofício enquanto que o segundo termo significa estudo. Assim, a tecnologia é o estudo da técnica.

Desde os tempos primitivos, que a tecnologia existe. Apesar de não ser igual à tecnologia que existe atualmente, ela existiu. Vamos então começar por falar um pouco das tecnologias que têm existido ao longo dos milhares de anos.

Tecnologias Primitivas

As tecnologias primitivas, tal como o próprio nome indica, são as tecnologias mais antigas que foram “inventadas” ou descobertas pelo Ser Humano.

Uma das tecnologias que mais veio revolucionar a história da Humanidade foi o fogo. Sim, o fogo é considerado uma tecnologia e existem indícios de que o Homem já o utilizava no paleolítico posterior.

The Discovery of Fire por GavinMichelli

The Discovery of Fire por GavinMichelli

Outras tecnologias consideradas primitivas são, por exemplo, ferramentas construídas em pedra há cerca de 100.000 anos, o cobre, a agricultura, a roda, a escrita, o bronze, o ferro, etc.

Tecnologias Medievais

As tecnologias medievais foram, maioritariamente, tecnologias que englobavam invenções relacionadas com a expansão marítima: novas armas, novos métodos de orientação/navegação e também novos instrumentos de medida.

Guindaste Treadwheel

Guindaste Treadwheel

Revolução Industrial

Mais tarde, no século XVIII, chegaram as invenções tecnológicas do período da revolução industrial. Nesta altura, novos processos de produção utilizando máquinas e também foi nesta época que foi introduzida a produção em massa através da utilização de maquinaria.

Nesta época, as primeiras máquinas a vapor foram construídas na Inglaterra revolucionando toda a indústria pois estes novos motores (a vapor) permitiam que fossem criadas muito mais máquinas com base neles.

Máquina a Vapor Watt

Máquina a Vapor Watt

Tecnologia Moderna

A partir do século XX, as tecnologias de informação e comunicação começaram a surgir evoluindo, de forma magnificente, toda a tecnologia. Os computadores, a Energia Nuclear, a Nanotecnologia, a Biotecnologia e muitas outras áreas relacionadas com a tecnologia surgiram nesta época.

Produção de Energia Nuclear

Produção de Energia Nuclear

Atualmente, a tecnologia está muito avançada sendo que a mais avançada de todas tem o nome de alta tecnologia ou tecnologia de ponta. Atualmente, a Internet é a tecnologia que permite o acesso mais rápido a informação por parte do público em geral.

A “Internet das Coisas” é algo que está a evoluir em extrema velocidade podendo, um dia, vir a ser a “Internet de Tudo”. Todos nós temos informação espalhada por todo o mundo: basta criar uma conta numa rede social para isso acontecer.

Servidores em Prineville

Servidores em Prineville

A imagem acima mostra uns servidores localizados em Prineville. Estes são alguns dos servidores a que nós acedemos quando escrevemos o URL de um website. Neste caso, o Facebook.

Concluindo, a palavra “tecnologia” pode então referir-se a qualquer invenção que tenha sido descoberta utilizando a ciência não se referindo apenas à tecnologia moderna, mas a toda.

Arquivado na categoria: Histórias


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×