Histórias de Natal para contar aos mais pequenos | Pplware Kids

Histórias de Natal para contar aos mais pequenos

Numa época tão festiva como aquela em que estamos, é normal que existam muitas lendas e histórias associadas. Por vezes, existem tantas, que nem os próprios familiares as sabem ou se lembram.

Aqui deixamos um balanço de cinco histórias/contos/lendas sobre o Natal para que possa contar aos seus entes queridos mais pequenos, aos seus amigos, ou até mesmo aos mais velhos!

histnatal


O Pinheirinho de Natal

Conta a história que na noite de Natal, junto ao presépio, se encontravam três árvores: Uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro. As três árvores ao verem Jesus nascer, quiseram oferecer-lhe um presente. A oliveira foi a primeira a oferecer, dando ao menino Jesus as suas azeitonas. A tamareira, logo a seguir, ofereceu-lhe as suas doces tâmaras. Mas o pinheiro como não tinha nada para oferecer, ficou muito infeliz.

pinheirinho

As estrelas do céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e adornando o pinheiro que assim se ofereceu ao menino Jesus.

A Lenda dos Reis Magos

Num país distante viviam três homens sábios que estudavam as estrelas e o céu. Um dia viram uma nova estrela muito brilhante, mais que as restantes, e souberam que algo especial tinha acontecido. Perceberam que nascera um novo rei e foram até ele.

Gaspar, Melchior e Baltazar, os três reis magos, levavam presentes e seguiram a estrela que os guiava até que chegaram à cidade de Jerusalém. Aí, perguntaram por Jesus, o novo Rei dos Judeus que tinha nascido, pois tinham visto a estrela no céu.

Quando o rei Herodes soube que estrangeiros procuravam um bebé, ficou zangado e com medo. Os Romanos tinham-no feito rei a ele, e agora diziam-lhe que nascera outro rei, mais poderoso.

Então, Herodes reuniu-se com os três reis magos e pediu-lhe para lhe dizerem quando encontrassem essa criança, para ele também poder adorá-la. Os reis magos concordaram e partiram, seguindo de novo a estrela, até que ela parou e eles souberam que o novo Rei estava ali.

reismagos

Ao verem Jesus, ajoelharam e ofereceram-lhe os presentes que tinham trazido: ouro, incenso e mirra. De seguida partiram. À noite, quando pararam para dormir, os três reis magos tiveram um sonho. Apareceu-lhe um anjo que os avisou que o rei Herodes planeava matar Jesus.

De manhã, carregaram os camelos e já não foram até Jerusalém: regressaram à sua terra por outro caminho. José, pai de Jesus, também teve um sonho. Um anjo disse-lhe que Jesus corria perigo e que ele deveria levar a criança e sua mãe, Maria, para o Egipto, onde estariam em segurança. José acordou Maria, prepararam tudo e partiram ainda de noite.

Quando Herodes soube que fora enganado pelos reis magos, ficou furioso. Tinha medo que este novo rei lhe tomasse o trono.  Então, ordenou aos soldados para irem a Belém e matarem todos os meninos com menos de dois anos. Eles assim fizeram. As pessoas não gostavam de Herodes, e depois disto ficaram a odiá-lo ainda mais.

Maria e José chegaram bem ao Egipto, onde viveram sem problemas. Então, tempos depois, José teve outro sonho: um anjo disse-lhe que Herodes morrera e que agora era altura de regressarem a Nazaré. Depois da longa viagem de regresso, José, Maria e Jesus, chegaram finalmente em segurança ao seu lar.

Páginas: 1 2 3 4

Arquivado na categoria: Histórias


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×