Sabes que vais ter programação até ao 4º ano? | Pplware Kids

Sabes que vais ter programação até ao 4º ano?

Aulas de programação vão chegar ao 1º ciclo do ensino básico

Tal como as disciplinas de Inglês, Educação Física ou até mesmo Cidadania, as crianças do primeiro ciclo do ensino básico poderão passar a aprender noções de programação.

Este é um projecto-piloto levado a cabo pela Direcção-Geral da Educação. O projecto Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nesta primeira fase, será incluído apenas nas escolas que demonstrem interesse pela matéria e que nele se inscrevam.

pplware_programacao_1ciclo00


A capacitação digital é cada vez mais uma necessidade que se repercutirá tanto no mundo do emprego como na vida quotidiana. Segundo os dados da Comissão Europeia, a Europa precisará de cerca de 900 mil trabalhadores nas áreas TIC e de cerca de 2 milhões, se incluirmos as CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), já em 2020.

Tendo em conta estas necessidades, a Direcção-Geral da Educação desafia as escolas públicas de Portugal Continental a serem as primeiras a ensinar programação aos seus pequenos alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade, já a partir do próximo ano lectivo.

Até ao dia 15 de Abril de 2015, cada Direcção de Agrupamento de Escolas deverá, através do preenchimento de um formulário, identificar as escolas que pretende inscrever neste projecto-piloto. Esta iniciativa poderá ser dinamizada quer na Oferta Complementar quer nas Actividades de Enriquecimento Curricular, sendo esta uma opção a tomar pelos órgãos internos do Agrupamento.

pplware_programacao_1ciclo01

Os Agrupamentos participantes poderão indicar até três professores para participar na formação, a promover pela DGE, que decorrerá em sistema de e-learning durante os próximos meses de Junho e Julho. As escolas terão, ainda, acesso a um sistema de acompanhamento e apoio online, através de uma comunidade de prática alojada no site da iniciativa.

Até agora, estão já cerca de 65 escolas inscritas no projecto-piloto que irá incidir no ensino das linguagens de programação de interface gráfica Kodu e Scratch.

Considera esta uma medida importante para a formação das crianças?

Arquivado na categoria: Escola


3 Comentários

  1. Porque não ensinar-se a mecânica aos jovens, já agora, por exemplo Carpintaria, Serralharia, ou outra profissão qualquer?
    Porque é que estou a perguntar isso? Muito simples. A programação é o trabalho de um programador, desenvolvedor. Concordam?
    Eu acho isso uma pura estupidez. Deveriam sim aplicar com menos disciplinas e as mais importantes (português e matemática) terem mais horas na carga horária semanal. Isso sim, ganhariam muito mais com isso.
    Vejam só os resultados de matemática. Se acham já a matemática super difícil, então imaginem a programação.
    Procurem ensinar a matemática como deve ser às crianças, e PRINCIPALMENTE O PORTUGUÊS, pois hoje em dia só se vê meninos e meninas com diplomas do ensino superior que não sabem nem escrever correctamente.

    • Olá,

      Não sei se a Luísa sabe o que é programação, mas pelo seu comentário parece-me que tem uma ideia completamente errada. A programação não é algo ‘apenas’ do programador, qualquer pessoa pode aprender (eu mesma estou em fase de aprendizagem e sou psicóloga) e utilizá-la no seu quotidiano pois promove e estimula o raciocínio lógico dedutivo e indutivo nas crianças/jovens/adultos/idosos.

      Disciplinas menos importantes? Mais carga horária?? Não sei se a Luísa tem algum familiar próximo em idade escolar, mas garanto-lhe que esse não é o caminho. O importante, mais até que a escola, é promover e trabalhar a criatividade das crianças, algo tão em falta nos dias que correm.

      “Se acham já a matemática super difícil, então imaginem a programação.” Mais uma ideia que mostra que a Luísa nao sabe o que é programação… para além de que ‘difícil’ é algo subjectivo. O que é difícil para a Luísa, pode não ser para outras pessoas.

      Cumprimentos 🙂

      • Embora já existam várias aplicações de programação que permitam a sua fácil aprendizagem por parte de crianças, não nos podemos esquecer que estamos a falar de meninos e meninas que têm entre os seus 8 e poucos anos. Mal sabem ler, escrever e fazer contas.

        Mas sim, força, ides com as ideias dos EUA, pois são eles que “dominam” o mundo.

        Quanto à resposta da Marisa, eu bem sei o que é programação, e devo saber mais do que a senhora. 🙂

        Bem, já agora agradeço à equipa do Pplware em ter feito desaparecer os comentários feitos por mim e pela Ravena, pois assim fizeram com que eu fundamentasse mais a minha ideia a respeito do Pplware.

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×