Modelo de Pólya - Passos para resolver um problema... | Pplware Kids

Modelo de Pólya – Passos para resolver um problema…

… de Matemática!

Olá! Tudo bem convosco?
Atualmente, como devem saber, Matemática é a disciplina em que mais existem dificuldades em Portugal. Devido a essa razão temos vindo a mostrar-vos alguns apoios que podem utilizar, como o PortalMath, dentro de outros.

Hoje, ir-vos-emos apresentar um modelo de resolução de problemas para te ajudar a resolver problemas na Matemática pois, este aplica-se a todo o tipo de exercícios.

modelopolya


O modelo em questão chama-se Modelo de Pólya. O seu nome deve-se ao seu autor, George Pólya, um professor de Matemática da Universidade de Stanford. Este publicou, em  1945,  um  livro chamado Como resolver problemas.

Este livro fala de passos que devemos ter em conta quando estamos a resolver um  problema. Na tabela seguinte podes observar os passos que devemos ter em conta:

Compreensão

do Problema

No problema, o que é pedido?
Que dados nos são fornecidos?
Existem condições? Se sim, quais?
A informação fornecida é suficiente?
Faz um desenho escolhendo uma notação adequada.

Establecimento

de um plano

Alguma vez viste este problema ou semelhante?
Se sim, podes utilizar o mesmo método de resolução?
Fizeste utilização de todos os dados?
Que estratégias são possíveis na resolução deste problema?

Execução do plano

Coloca o teu plano em ação, verificando sempre cada passo que dás.

Verificação

É possível verificar o resultado obtido?
Se sim, ele está de acordo com os dados do problema?
Poder-se-ia chegar ao resultado através de outro caminho?
O método utilizado pode ser utilizado noutros problemas?

Como podes ver,  estes passos podem-nos ajudar na resolução de um  problema pois, a cada um que é dado, há verificações dos anteriores. Além  disso, estes passos tornam a nossa atenção ao problema maior.

Arquivado na categoria: Escola


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.