Aprenda a fazer Testes nos Formulários Google | Pplware Kids

Aprenda a fazer Testes nos Formulários Google

A Google pode ajudar os professores a ter uma aproximação maior ao mundo da tecnologia, mundo onde gravitam os seus alunos. Para isso, a gigante das pesquisas oferece ferramentas para que podem ajudar e muito nas tarefas, como por exemplo criar um teste, validar automaticamente se as respostas estão certas ou erradas e até dar classificação.

Vamos ver como se pode fazer.

pplware_formularios_google


Com o avançar da tecnologia, já são alguns professores e/ou formadores que decidem fazer os testes dos seus alunos através de plataformas electrónicas, contrariando assim o tradicional método em papel. E de modo a simplificar esta tarefa aos professores e para que os alunos tenham acesso aos seus resultados de forma mais rápida, a Google e a Flubaroo apresentam uma solução conjunta muito interessante e muito fácil de utilizar.

O trabalho é da Net-Learning e mostra alternativa gratuita e muito simples para a criação e correcção automática de testes on-line, o que poderá ser muito interessante tanto para os professores como para os alunos. Para os professores porque vai economizar muito do seu tempo e para os alunos porque irão ter um feedback imediato do que fizeram no teste.

E aqui estão os passos que devem seguir:

  1. O primeiro passo é criar o teste através da ferramente de formulários da Google. Neste primeiro passo deverá colocar todos os campos que acha necessária para a identificação do aluno que vá realizar o teste, como por exemplo o nome, o número do aluno, a disciplina do teste, entre outros.
  2. Em seguida deverá então adicionar ao seu teste as perguntas que estarão presentes no teste e pode escolher os mais variados tipos de perguntas:
    1. Texto: Normalmente utilizado para respostas curtas;
    2. Texto em Parágrafo: Normalmente utilizado para respostas que necessitam de bastante espaço;
    3. Escolha Múltipla: São apresentadas várias possibilidades, onde o estudante terá de escolher apenas uma opção;
    4. Caixas de Verificação: São apresentadas várias possibilidades e o aluno pode escolher várias respostas;
    5. Escala: Permite a avaliação com uma escala de 1 até 5;
    6. Grelha: É apresentada uma tabela onde os alunos para cada linha podem escolher a opção que acham correcta nas colunas correspondentes;
  3. Em seguida e depois de colocar todas as questões pretendidas no teste, basta partilhar a hiperligação do mesmo com todos os estudantes que irão fazer o teste;
  4. Agora que partilhou o teste com todos os estudantes, deverá criar um novo formulário, formulário que será utilizado para recolher todas as respostas. E para ter acesso às respostas basta carregar no botão Ver Respostas, que está presente na barra de ferramentas.
  5. Em seguida e ainda na barra de ferramentas, vamos seleccionar a opção Suplementos e logo de seguida em Obter Suplementos. Depois de aparecer a lista de suplementos, procuramos e instalamos o suplemento Flubaroo. Caso este suplemento não lhe seja disponibilizado, poderá instalar o mesmo a partir daqui.
  6. Depois de instalado este suplemente, deverá abrir o mesmo e definir qual a pontuação para cada resposta e ainda quais são as respostas certas para cada pergunta.
  7. Depois de analisar os resultados, poderá enviar a todos os estudantes os resultados obtidos no teste.

 

Por Hugo Sousa para KIDS.PPLWARE.COM

Arquivado na categoria: Escola


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×