Obesidade: A população mundial está cada vez mais pesada | Pplware Kids

Obesidade: A população mundial está cada vez mais pesada

Um estudo mundial, realizado com a colaboração da Universidade de Coimbra, revelou que a população mundial, desde 1975 até 2014, aumentou o seu peso em 1,5 kg por década.

Actualmente, mais de um em cada dez homens e uma em cada sete mulheres em todo o mundo estão agora obesos.

obesidade



A docente e investigadora do Centro de Investigação em Antropologia da Saúde da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Cristina Padez, colaborou num estudo mundial sem precedentes sobre a obesidade, conduzido pelo Imperial College London. Este estudo envolveu perto de 20 milhões de adultos de 186 países.

Os dados relativos a Portugal fornecidos pela investigadora da UC são compostos por uma amostra de mais de 820 mil jovens adultos de todo o país, com idades compreendidas entre os 18 e 20 anos, de vários estratos sociais, que participaram nas inspecções militares, no período 1985-2000.

criança_alimentação

O estudo, agora publicado na revista The Lancet, revela que mais de um em cada dez homens e uma em cada sete mulheres em todo o mundo estão agora obesos. Em quatro décadas, a obesidade entre os homens triplicou (de 3,2% em 1975 para 10,8% em 2014). Já nas mulheres, mais do que duplicou, passando de 6,4% em 1975 para 14,9% em 2014.

Em 2014, 266 milhões de homens e 375 milhões de mulheres em todo o mundo eram obesos, significando também que a população mundial tornou-se mais pesada em cerca de 1,5 kg em cada década subsequente desde 1975.

Além disso, 2,3% dos homens e 5% de mulheres de todo o mundo têm a classificação de obesidade grave, colocando-os em risco acrescido para o desenvolvimento de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e vários tipos de cancro.

O estudo, que envolveu também a Organização Mundial de Saúde, previu igualmente as tendências globais de evolução da obesidade, revelando que, em 2025, 18% dos homens e 21% das mulheres sofrerão de obesidade.

Cristina Padez

[Este é] um cenário tremendamente assustador, indicando que vai ser praticamente impossível atingir a meta global estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, no sentido de até 2025 estabilizar os valores da obesidade nos níveis de 2010

salienta Cristina Padez.

Segundo a investigadora é necessário que haja uma política global de combate à obesidade por parte dos governos. “A obesidade é um dos grandes factores de risco para um conjunto vasto de patologias, com custos sociais e económicos brutais para os países”.

Arquivado na categoria: Educação


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×