Atenção ao computador, mantenha os seus olhos saudáveis | Pplware Kids

Atenção ao computador, mantenha os seus olhos saudáveis

Os olhos são muitas vezes mal tratados. Não damos conta, no imediato, que atentamos muitas vezes contra a sua saúde ao não nos protegermos, ao não perceber quando estamos com excesso de trabalho em frente a um ecrã ou mesmo quando passamos horas em demasia expostos ao sol.

Mas afinal, quais os problemas que podem resultar de uma longa jornada em frente ao computador? E o que podemos fazer para evitar os possíveis danos nos olhos?

imagem_os_olhos00


O nosso órgão sensorial mais importante necessita de ser protegido e cuidado. Existem várias coisas a ter em consideração neste aspecto.

Os nossos olhos estão constantemente expostos a vários elementos ambientais de irritação – pó, raios UV, partículas estranhas e muito mais. É, assim, importante estarmos cientes das coisas que nos fazem bem aos olhos, tal como das coisas que lhes podem fazer mal.

imagem_os_olhos01

 

O Problema – Excesso de horas em frente ao Computador ou à TV

Os estudos finalmente conseguiram prová-lo de modo explícito: períodos intensos passados a trabalhar no computador e a olhar fixamente para um ecrã de computador fazem com que os nossos olhos fiquem muito secos, pois pestanejamos com muito menos frequência. É, assim, importante dar, regularmente, um intervalo aos seus olhos do ecrã quando trabalha num computador. Olhe para fora do ecrã e para algo ao longe, feche e abra os seus olhos, ocasionalmente, e esforce-se por pestanejar.

 

A solução para manter os seus olhos saudáveis

Os nossos olhos são a janela para um mundo de cor vibrante. É um orgão muito complexo e supera a melhor câmara que o homem alguma vez construiu. Contudo, a nossa vida, o nosso cotidiano, obrigam-nos a passar muitas horas em frente ao ecrã de um computador ou, como já acontece, em frente a uma ecrã de um tablet ou de um smartphones. Há riscos, mas, com um pouco de cuidado e atenção, podemos evitar esses danos, recorrendo a exercícios específicos para os nossos olhos.

imagem_os_olhos03

Exercícios de descontracção visual

  • Palma
    Certifique-se de que está confortavelmente sentado, apoie os seus braços numa superfície plana, feche os olhos e coloque as palmas das mãos sobre os seus olhos. Deve estar completamente escuro. Agora, respire devagar e, deliberadamente, inspire e expire durante um ou dois minutos. Assim que tiver feito isto, retire, lentamente, as suas mãos e volte a abrir os olhos.

 

  • Exercício das quatro direcções
    Sente-se, confortavelmente, numa cadeira e mantenha a sua cabeça direita. De seguida, olhe o mais longe que conseguir em todas as quatro direcções durante dois ou três segundos cada: cima, baixo, esquerda e direita. Repita três vezes. Importante: movimente apenas os olhos, não a cabeça.

 

  • Massagem da órbita
    Uma massagem gentil é muito relaxante para os olhos. Usando a ponta dos polegares, massaje a área por baixo das sobrancelhas – desde o cimo do nariz até à ponta da pálpebra – em movimentos circulares.

 

  • Exercício de descontracção visual
    Sente-se direito e estique um braço em frente ao seu nariz com o polegar virado para cima. Agora, escolha cinco objectos: a ponta do seu nariz, o seu braço esticado, o seu polegar e mais dois objectos na sala que estejam mais distantes. Olhe para cada objecto à vez, descansando o seu olhar em cada objecto durante algumas respirações. Por último, use os dois olhos e deixe que o seu olhar deambule pela ponta do seu nariz, pelo seu braço, pelo polegar e pelos dois objectos, acabando por olhar ao longe.

 

  • Exercício da acomodação
    Mantenha o seu dedo indicador direito ao nível dos olhos, a uma distância aproximada equivalente a meio braço dos seus olhos. Mantenha o seu dedo indicador esquerdo a, aproximadamente, 15 centímetros atrás. Em ritmo regular, olhe de um dedo para o outro. Faça isto durante um minuto.

 

  • Exercício da borboleta (para evitar olhos secos)
    Vire-se para a frente, com a cabeça direita, e descontraia os músculos faciais e mandíbula inferior. De seguida, abra e feche as pálpebras até 20 vezes. Mantenha sempre os seus músculos descontraídos – as suas pálpebras devem movimentar-se gentilmente e sem esforço, como as asas de uma borboleta.

 

Estas dicas servem para todos, mas principalmente servem para os encarregados de educação alertarem os mais novos para o exagerado tempo em frente aos computadores e tablets. Até mesmo em frente à TV, o efeito é igual e pensamos que não.

Arquivado na categoria: Educação


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.