A tecnologia e as crianças. Devemos proibir ou estimular? (Parte 2) | Pplware Kids

A tecnologia e as crianças. Devemos proibir ou estimular? (Parte 2)

Num artigo anterior falamos-lhe sobre a tecnologia e as crianças. Com que idade deve uma criança ter acesso a este meio e como deve ser feito segundo os especialistas.



Vivemos na era da tecnologia

No artigo de hoje mostramos-lhe o outro lado. O lado de quem defende e acha fundamentar, na atualidade, para o desenvolvimento das crianças, o uso da tecnologia.

É verdade que é importante ter atenção aos conteúdos a que as crianças têm acesso na internet e até controlar o tempo dedicado a estas. Mas impedir que os mais novos tenham acesso à atualidade não é correto.

Ao ser questionada sobre o assunto, Alba Regina Zacharias, psicóloga clínica, especialista em Terapia de Casal e Família, Mestre em Desenvolvimento Regional e Professora Universitária, alega que não se deve excluir a criança da realidade.

Tentar excluir a criança dessa realidade é impossível ou mesmo prejudicial, pois seria aliená-la do que ocorre ao seu redor. A criança privada dessa realidade se sentiria excluída, até porque não entenderia dessa revolução tecnológica

explica Alba Zacharias.

A tecnologia é benéfica para as crianças

Nos dias de hoje, tentar excluir as crianças da realidade da tecnologia é impossível ou mesmo prejudicial. A tecnologia está por todo o lado e faz parte da vida das crianças também.

Cada família deve avaliar o limite, o tempo e a idade para cada criança ter contacto com a tecnologia, pois esta não é o problema, mas sim o uso que se faz dela. Muitas vezes os pais permitem que a criança esteja mais tempo a jogar videojogos para não exigir a sua atenção.

Na opinião do pediatra Dr. Eduardo Borges Boelter, toda a estimulação é benéfica, essa influencia o desenvolvimento das áreas cerebrais responsáveis pelas habilidades que vão ser necessárias no futuro.

A tecnologia tornou-se uma grande ferramenta pedagógica, um auxilio importante para o aluno, onde este pode ir procurar conhecimento além do que lhe é transmitido na sala de aula. E isso acontece desde o 1º ciclo.

A tecnologia não é prejudicial em qualquer idade, é um estímulo. O fundamental é entender que a criança não deve ser apenas estimulada com tecnologia. É necessário que saia de casa, brinque ao ar livre, interaja com outras crianças e com os seus pais. Como em tudo, com conta peso e medida.

Leia também:

A tecnologia e as crianças. Devemos proibir ou estimular? (Parte 1)

Arquivado na categoria: Educação, Pais e Professores


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×